29.4.06

"PORTANTO..." EIS AS LIÇÕES DA CRISE

Salmo 32
Parte C
"Portanto...", assim começa a última parte do cântico de Davi (vers. 6-11) . A narrativa deixa de apresentar registros biográficos da crise espiritual e oferece sugestões que enriquecem a vida devocional dos fiéis. Como sempre, a oração é apresentada como ferramenta adequada para colocar ordem em nossa experiência devocional.
Os problemas, comparados pelo salmista como "muitas águas" que se levantam contra nós, podem nos atingir, mas não conseguem nos destruir. Em oração, o rei de Israel encontra motivação para "passar à limpo" a sua vida. E o faz diante de Deus - o principal interessado na mudança - , perante a si mesmo - buscando reestruturar a vida espiritual - e na presença de todos - compondo os salmos 51 e 32, encontrados no Saltério - . Toda mudança qualitativa em nossa vida devocional deve contemplar essa tríplice dimensão da experiência pessoal.
Nesse processo de reconstrução da vida devocional, Davi entende que o Senhor oferece:
Abrigo
O Senhor, que é seu esconderijo, protege contra angústias e envolve com canções de livramento (vers. 7) . Não está enfrentando a crise sozinho!! Essa é a maior benção dos que temem ao Senhor. Seja qual for o desafio a vencer a segura proteção do nosso Deus nos acompanha a cada instante da nossa vida.
Admoestação
"Não sejam como o cavalo ou o burro..." . Esses animais, tão úteis nas atividades agrícolas, necessitam de freios e arreios para obedecer ao seu condutor. Deus não que agir conosco dessa maneira!! Ele quer "aconselhar e cuidar de você!!", diz o salmista. Muito melhor, não acha??
Alegria
O salmista proclama mais uma vez a bondade de Deus com o seu povo. Por isso, pede também: "Alegrem-se no Senhor...". O nosso Deus quer ser a fonte de toda a satisfação em nossa vida.
Parece tão simples, não é?? De fato é sim!! O que não podemos perder de vista é que, fundamentalmente, pecado é um estado de rebeldia contra Deus. Os erros cometidos são apenas reflexo da rebelião interior. Por isso, por maiores que sejam os pecados que já cometeu, não hesite em clamar a misericórdia de Deus. Como nos informa Paulo, em sua carta aos Romanos: "...onde abundou o pecado, superabundou a graça..." (Romanos 5:20b) . A Graça de Deus concedeu a Davi a vitória em sua crise devocional. Ele se levantou mais forte e maduro. Tornou-se exemplo para nós...e para tantos quantos carecem dessa maravilhosa Graça.
Deus abencoe a sua vida!!

Nenhum comentário: