3.4.06

Um pouco de História para entender o Salmo 18

Salmo 18A
O comentário sobre o Salmo 18 será dividido em duas partes. Na primeira etapa vamos conhecer um pouco da história de Davi e como se tornou rei de Israel. Em seguida, desejamos encontrar os ensinamentos devocionais contidos nessa narrativa. Uma leitura de I Samuel, especialmente a partir do capítulo 16, no Antigo Testamento, será muito útil para compreensão de algumas idéias que serão apresentadas.
A escolha dos primeiros reis em Israel marca uma transição entre a liderança exercida pelos Juízes e a centralização do poder político e admistrativo. As doze tribos, no passado lideradas por Moisés e Josué, elegeram inicialmente os Juízes para comandar o exército nas batalhas pela ocupação dos territórios. Anos depois, durante velhice do Juiz/profeta/sacerdote Samuel, os hebreus pedem a Deus um rei (I Samuel 8:1-21) . Saul é escolhido o primeiro rei e exerce o poder de forma bastante controvertida. Vence batalhas contra povos inimigos, confunde a função de rei com o ministério sacerdotal (ainda exercido por Samuel) e, o mais grave, desobedece à vontade de Deus (I Samuel 15) .
Em meio a essa crise de liderança, Deus intervém e escolhe Davi como novo rei. Entretanto, entre a unção e a consolidação do poder do sucessor de Saul acontecem muitos episódios marcantes na história do povo de Israel. E tudo concorre para confirmação da escolha de Davi e rejeição de Saul. A vitória de Davi contra Golias, o gigante filisteu, em sua primeira batalha e os demais feitos na guerra contra povos inimigos foram aumentando o prestígio do futuro rei e os ressentimentos de Saul contra ele. Em três oportunidades Saul tenta matar Davi ( I Samuel 18:17-30 e 19:8-17) :
- Na primeira, propondo o desafio de matar cem filisteus e assim conquistar o direito de casar com uma das saus filhas. Davi vence a batalha, mata duzentos filisteus e se casa com Mical.
-Em outra ocasião, Saul usa sua lança para tentar matar Davi enquanto este tocava sua harpa. Ele escapa por pouco...
-Por último, manda seus capangas invadirem a casa de Davi para novamente atentar contra ele. Dessa vez, Mical, esposa de Davi e filha de Saul, salva a sua vida.
Perguntas:
Como Davi reage a todos esses acontecimentos em sua vida?
Como percebe a intervenção de Deus em seu benefício?
Como consegue construir uma sábia jornada em direção ao poder sem desagradar ao Senhor?
De que maneira conquista a simpatia do povo e se impõe como a mais importante liderança da nação?
Como suporta as manobras de Saul para lhe tirar a vida?
Para responder a essas indagações, sugiro duas leituras da Palavra de Deus: uma histórica e outra devocional. Nos livros de I e II Samuel, na introdução de I Reis e nos primeiros capítulos de I Crônicas, todos contidos no Antigo Testamento, encontramos a história de Davi.
Nos Salmos, alvo desses comentários diários, encontramos seu perfil devocional. Se puder, leia os livros históricos enquanto acompanha as reflexões sobre os salmos. Essa sintonia na leitura poderá ajudar a entender e apreciar ainda mais os feitos desse guerreiro vencedor e rei comprometido com a adoração ao Senhor.
Deus lhe abencoe!! Tomara que a obra desse servo de Deus inpire você a conquistar muitas vitórias em sua vida. E que cada uma delas seja dedicada ao Senhor!!

Nenhum comentário: