19.4.06

Liberta, Ó Deus, .................de todas as suas aflições!! *

Salmo 25


Está angustiado? Problemas por todos os lados? Os amigos trazem mais problemas que soluções para sua vida? Aprenda com Davi a colocar todas essas situações difíceis sob o controle do Senhor. Lembre-se que os salmos são orações em forma de cântico usadas pelos hebreus, e, depois pelos cristãos, para a apresentar a Deus ações de graça, adoração e, especialmente, as aflições da alma. Vejamos alguns aspectos desse procedimento simples e restaurador:
Em oração, Davi reafirma sua confiança em Deus e pede proteção contra os inimigos. Não deseja ser envergonhado com a derrota para os lutam pela destruição do Povo de Deus. Quais foram seus principais adversários? De Saul, primeiro rei de Israel, enfrentou os ciúmes e as tentativas de homícidio. Contra os povos vizinhos, lutou para promover a expansão territorial e garantir a unificação da nação israelita. No final da vida, sofreu com a rebelião de seu filho Absalão contra sua autoridade real ( II Samuel 15) .
Em situações tão desafiadoras, o salmista apela ao "Deus da sua salvação" (vers. 5) , suplica sua compaixão amorosa, pede perdão pelas suas transgressões juvenis e apresenta as credenciais do Deus em quem confia:
- Sua compaixão e bondade são eternas (vers. 6)
- Sempre age com misericórdia (vers. 7)
- Seus caminhos são de amor amor e fidelidade (vers. 10)
- Seu Nome e seu amor são maiores que qualquer transgressão (vers. 11)
Conhecendo a um Deus tão poderoso e abencoador, como agem os que nEle confiam? Olham firmemente ao Senhor, livram-se das armadilhas preparadas pelos adversários, recebem instrução quanto ao caminho a seguir e vivem em prosperidade. E mais, tem coragem para perseverar em oração nos momentos mais críticos da vida.
Leia a parte final do salmo (17-22) . Observe os verbos que o salmista usa para apresentar seus pedidos a Deus:
- Alivia as múltiplas angústias do meu coração (vers17)
- Olha para minha aflição e para minha dor (vers 18)
- meus inimigos se multiplicarem ( vers.19)
- Guarda a minha vida...(vers.20)
- Proteja-me com retidão e integridade (vers. 21)
- Liberta de todas as minhas aflições (vers. 22)
Lindo, não é?? Quanta audácia e coragem diante do Senhor!! Davi deseja que sua vida devocional seja presevada em meio ao turbilhão de sofrimentos. Esse também é o nosso desejo. Por isso, façamos um exercício bem prático:
Recitemos em voz alta o versículo 22. É o último dessa oração. Ao recitar, vamos substituir a palavra "Israel", usada por Davi, pelo nosso próprio nome. Faço isso há muitos anos. Há grande valor nesse procedimento simples e rápido. Depois explico, tá?
Por enquanto, confie nessa sugestão e faça essa breve tarefa devocional: "Ó Deus liberta_______ de todas as sua aflições!!
Deus abencoe você!!
* Nesse espaço coloque seu próprio nome.

Nenhum comentário: