4.4.06

Salmo 18: o que o salmista quer me ensinar??

Salmo 18B
Examinemos o salmo e alguns ensinamentos devocionais presentes nesse cântico de Davi. Já conhecemos um pouco o contexto histórico dessa narrativa. Agora vamos identificar princípios
que ajudaram ao salmista a enfrentar e vencer os desafios de liderar o povo judeu, unificar as 12 tribos e transformar Israel em uma grande nação (leia comentário anterior) . Através das lições do salmista, Deus quer que você:
- Conheça e confie no seu poder para protegê-lo dos seus inimigos
O canto de Davi começa com uma exaltação ao Senhor. O salmista reafirma seu amor a Deus e, em seguida, apresenta os motivos para continuar confiando no Senhor. Para o Rei de Israel o Altíssimo é força, libertação, refúgio, fortaleza, rochedo e escudo (vers 1-2) .
- Saiba que somente Ele pode preservar sua vida
A oração cantada prossegue com a apresentação dos problemas que afligem ao salmista. São situações reais. O guerreiro enfrenta diversas ameaças contra sua vida e está angustiado. Clama ao Senhor para que o livre dos "laços de morte" que o surpreenderam (vers. 5) .
- Entenda que Ele luta por você as suas batalhas
Davi descreve a intervenção de Deus em seu favor de forma belíssima! Seu clamor chegou aos ouvidos do Senhor e, daí em diante, seus inimigos que se cuidem: o Santo de Israel vai agir em favor do seu escolhido. A indignação de Deus contra o que pelejam contra Davi fez a terra tremer, da Sua boca sairam brasas vivas e Senhor veio nas asas do vento acudir ao seu amado filho (vers. 7-15) . Maravilha!!
- Receba a sua ajuda na adversidade
Deus estende sua mão e livra o salmista dos seus sofrimentos. Essa intervenção sobrenatural, diz Davi, o livrou de inimigos fortes e poderosos. O Senhor o "tirou de águas profundas" , foi seu amparo no momento de calamidade, concedeu libertação total e o recompensou conforme a pureza de suas mãos (vers. 16-21) .
- Mantenha um relacionamento íntimo e saudável com Ele
E Deus age dessa maneira porque conhece a intimidade dos seus servos. Seguindo ao Senhor Davi afasta-se da impiedade, guarda seus mandamentos e deseja ser irrepreensível diante dele
( vers. 20-25).
- Use a luz divina para iluminar sua vida
Para continuar crescendo é necessário que Deus ilumine a nossa vida. Por isso, o salmista reconhece que Deus "mantém acesa" a sua lâmpada e transforma em "luz as suas trevas" (vers. 28) . Deus age assim porque deseja transparência em nossos pensamentos e atitudes. Dessa maneira, revela-se "fiel aos fiéis, irreprensível aos irrepreensíveis e puro aos puros" (vers. 25-28) .
- Se prepare para a vitória a cada desafio da vida
A narrativa também mostra que Deus é quem nos prepara para enfrentar os problemas diários.
O salmista agradece a Deus o preparo constante para as batalhas, a proteção em cada momento da sua vida, a força para perseverar na jornada e a vitória final contra seus inimigos (vers. 29-42) .
- Agradeça por sua bondade infinita e generosa
O salmista louva a Deus pela sua bondade. Depois de tantas lutas, perseguições e sofrimentos o salmista reconhece que venceu porque Deus foi bondoso com ele. E pede a Deus que esse cuidado amoroso se estenda para sempre com toda a sua descendência.
Peço a Deus que você entenda e valorize ainda mais seu relacionamento com Ele após essa breve reflexão. Que as bençãos que derramou sobre seus servos no passado estejam também sobre nós como prova maior de Sua fidelidade!! Tenha um dia abençoado!!

Nenhum comentário: