14.4.06

Nos momentos de perigo, Temos a presença do Senhor!!

Salmo 23
"Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo..." versículo 4
Imagine essa cena: um pequeno grupo de foras-da-lei se aproxima das margens de um rio lá no Oriente Médio. Os homens cansados e os animais sedentos atravessam toda a planície sem saber se encontrarão novamente alí os inimigos das últimas batalhas. A noite chega de repente, mas, para não chamar a atenção dos adversários, os guerreiros caminham no escuro. Sem forças, sem alimento e sem luz!! Estão em um verdeiro vale de sombra e morte!!
Esse cenário, imaginado por nós durante alguns instantes, foi uma realidade bem viva para Davi durante muitos anos. Como estrategista militar competente, o Rei de Israel sempre tentou chegar antes dos adversários na planície e batalhou contra eles tendo o sol às suas costas como aliado poderoso. Mas, nem sempre foi assim!! Em algumas batalhas enfrentou desvantagens e pode concluir que estava atravessando um "vale de sombra e morte".
Embora ressalte o aspecto positivo da presença de Deus em todos os momentos da vida, o salmo 23 apresenta claramente momentos desafiadores à experiência de fé do povo de Deus. Tudo
acontece com um propósito definido: desenvolver nossa confiança no Senhor e nos preparar para vencer situações ainda mais difíceis. É impossível não atravessar o vale, mas temos, durante a travessia, a segurança da presença do Senhor. Que maravilha!
Que fazer quando atravessamos o "vale de sombra e morte" em nossa vida? À semelhança dos guerreiros dos mencionados no perágrafo inicial, devemos agir com paciência e sabedoria. Como usar essas habilidades a cada dia em nosso favor? Eis algumas dicas:
Seja paciente no Senhor
Ser paciente é saber esperar o momento de Deus em nossa vida. Agora pare, e pense: quantas "mancadas" você já deu por conta da sua impaciência? Eu cometi várias!! O apóstolo Pedro, abandonando a precipitação dos primeiros anos de fé, diz: "Humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido" (I Pedro 5:6) .
Abandone a ansiedade diante do Senhor
Certo personagem, denominado "JABA", tem sido o terror dos exércitos de ocupação no Iraque. Ainda não sabemos se é uma pessoa ou grupo terrorista. Eles conseguem atirar de longe com tanta precisão que acertam mortalmente os soldados. As balas se alojam em pequenos espaços vulneráveis situados entre os coletes à prova de balas e o capacete de cada vítima. Como conseguem fazer isso ? Vencendo completamente a ansiedade de acertar o alvo naqueles segundos em que se dedicam inteiramente à missão.
Pedro, o outrora intempestivo seguidor de Jesus, aprendeu lição semelhante ao sugerir aos leitores de suas cartas:" lançem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês" (I Pedro 7) .
Busque a sabedoria do Senhor
Ao ler a narrativa das conquistas do povo de Deus na Terra Prometida gosto de perceber a orientação de Deus a cada batalha. Em algumas decide vencer um grande exército com apenas 300 homens. Em outras, basta tocar a buzina e as muralhas caem diante de um povo surpreso, os hebreus; e de outro apavorado, os moradores de Jericó. Cada peleja tem uma estratégia especial. O nosso Deus sempre age de formas diferentes, criativas e inovadoras. É essa sabedoria que conduz à vitória. E a essa sabedoria devemos buscar.
Deus abencoe você com sua bendita presença em todos os "vales" que tiver de atravessar!!

Nenhum comentário: