10.4.06

Quanta Riqueza I

Quero compartilhar com vocês uma verdadeira "joia" de meditação sobre os salmos 22 e 23 . Foi enviada agora a noite pelo Eduardo Argolo, da Igreja Batista Dois de Julho. Realmente notável correlação entre ambos os cânticos sagrados. Mais que uma experiência, uma verdadeira reflexão teológica. Leiam:

Olá Nilton, sobre o Salmo 23, não sei se você já havia pensado em fazer uma correlação com o anterior, Salmo 22, eu pensei nessa possibilidade.

"O Salmo 22 mostra o salmista se sentindo totalmente desamparado, sentido Deus distante, abandonado, enquanto que no 23, ele tem a completa certeza do cuidado e proteção de Deus.

No 22 ele se sente caminhando pelo deserto, a sua alma está árida, seca, já no 23 ele afirma: “O meu pastor refrigera a minha alma”

No 22 ele sente sem rumo, caminhando rapidamente para o fim, sem que ninguém o guie, já no 23 ele afirma: “Guia-me mansamente às águas tranqüilas”.

No 22, ele se vê cercado e impotente diante dos inimigos, e no 23, depois de passar por todas as tribulações e de vencê-los ele afirma: “preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos”.

No 22, a sua a auto-estima está totalmente rebaixada ante as adversidades: “Mas eu sou verme, e não homem, objeto de zombaria e objeto de desprezo do povo”(ver.6) enquanto que no 23 ele é não “um qualquer” ou “um verme”, ele é um homem ungido por Deus: “Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo, e então, o meu cálice transborda”.

No 22, ele se vê ante a possibilidade da morte e teme por isso enquanto que no 23 ele afirma “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum porque tu estás comigo(aqui vêm, novamente a certeza de que Deus está com ele em oposição à sensação de desamparo do salmo anterior).

E em ambos os salmos mesmo no salmo 22, ele chega à conclusão profética de que no final das contas Deus está no controle de tudo, o louva por isso. Jesus, mesmo tendo andado e efetivamente adentrado à morte, é recebido com um banquete espiritual no céu à vista de todas as potestades espirituais.(como diz o Salmo 23 um banquete à vista dos inimigos)".

Espero ter ajudado, abração!

Dudu

Nenhum comentário: