22.4.06

Bendito Deus Que Ouve As Minhas Orações!!

Salmo 28


Já sabemos que os salmos são orações cantadas. Expressam alegria, tristeza, ansiedade e confiança em varias situações da vida. Sem a preocupação imediata de "teologizar" ou sistematizar os relacionamentos entre o homem e Deus, os salmos encantam pela clareza com que apresentam essa variedade de sensações devocionais na presença do Altíssimo. O salmista não hesita em clamar pelo socorro de Deus, pedir a punição dos infiéis e lutar pela preservação da sua vida. Esses pedidos encontram-se na narrativa do salmo 28.
Davi grita e implora a presença de Deus em sua vida. Assim começa o salmo: "A ti clamo, ó Senhor...". Antes de prosseguir, uma pergunta: qual foi a última vez que você realmente clamou pelas bençãos de Deus em sua vida? Faz tanto tempo assim? Davi não tinha vergonha de levar diariamente seu pedido de socorro à presença de Deus. Sabe o motivo? Para que o Senhor não fique indiferente e calado a respeito da sua vida. Existe situação pior que essa? Davi diz que, se isso acontecer, ele será semelhante aos mortos (vers. 2) . Se não ouvirmos constantemente a voz de Deus, corremos sério risco de nos tornarmos verdadeiros mortos-vivos em nossa vida devocional. Exaltaremos os feitos de ontem. Lembraremos o Deus de ontem. Não perceberemos as bençãos derramadas pelo Deus do presente em nossas vidas.
O salmista não quer ser comparado aos ímpios. Arrogância? Presunção?Nada disso!! Impiedade, na bíblia, é o mesmo que incredulidade. É a incapacidade de crêr e submeter a Deus o controle da nossa vida. O ímpio é, por natureza, inimigo de Deus (Efésios 2:1-5) , tem a maldade implantada em seu coração, não atenta para a maravilhosa obra do Senhor e não se sente responsável pelas loucuras que pratica habitualmente (vers. 3-5) . A menos que deixem a incredulidade, veja a consequência dessa vida insana e sem propósito: O Senhor os derrubará e nunca mais vão se levantar!!
O cântico exalta a recompensa de uma vida devotada ao Todo_Poderoso. "Bendito seja o Senhor, que ouviu as minhas súplicas..." alegra-se o salmista. Olha que belos motivos ele tem para estar tão feliz:
- Deus ouve a nossa oração (vers 6) .
- Deus é a nossa força (vers. 7a) .
- Deus é o nosso socorro e proteção (vers. 7b) .
- Deus é o motivo da nossa alegria (vers 7c) .
Uma constatação final: todas essas bençãos estão disponíveis ao Povo de Deus. Não há privilégios na distribuição das graciosas ministrações do Senhor ao seu povo. Existem, sim, os que percebem a grandeza dessa Graça e crescem...
Melhor fazer parte desse time glorioso, não acha?? O outro lado, não tem nada de bom a oferecer...
Deus abencoe sua vida!!

Nenhum comentário: