21.4.06

Um desafio diário: continuar confiando no Senhor!!

Salmo 27
Uma verdade contida nos salmos: a presença de Deus é o antídoto contra nossos maiores temores. Davi anuncia mais uma vez essa convicção ao iniciar o cântico 27 do Saltério. Ele faz três afirmações acerca do Senhor - "a minha luz", "a minha salvação", "a força da minha vida" - e oferece a mesma pergunta: "a quem temerei?" como "resposta" aos seus temores mais secretos. A palavra-chave para entender esse salmo e a reflexão que se segue é: confiança.
Precisamos confiar em Deus, ainda que:
- Os que praticam maldades invistam contra nossa vida ( vers. 2) , pois eles vão tropeçar e cair.
- Um exército de problemas envolva a nossa vida e promova conflitos terríveis (vers. 3) , não teremos mêdo e conservaremos nossa confiança no Senhor.
Como se estabelece essa confiança? Através do convívio com o Senhor. Confiamos realmente em quem conhecemos melhor. Bem de perto!! Esse é o convite presente em toda a Bíblia: "...prossigamos em conhecer ao Senhor". Davi atendeu a esse apelo do Senhor e fez um pedido audacioso: morar na Casa de Deus. Deseja estar no templo para "contemplar a formosura e receber a orientação do Senhor". Atualmente, além dos templos, onde se realizam as celebrações de adoração do Povo de Deus, temos a Bíblia Sagrada para nos orientar a vida devocional diariamente, e, especialmente o Espírito Santo de Deus vivendo em nós, conforme a promessa do Senhor Jesus Cristo. São recursos preciosos e indispensáveis ao nosso aprimoramento espiritual.
Os benefícios da confiança no Senhor:
- No dia da adversidade o Senhor vai nos proteger ( vers. 5) . Na intimidade da sua casa vai nos preservar em segurança. Davi também afirma que será posto sobre um alto rochedo. Não é mera retórica. Para um guerreiro com o Rei de Israel, o rochedo era de alto valor estratégico. Nele encontrava abrigo contra os ataques inimigos, descanso após caminhar por terrenos íngrimes e nele poderia acompanhar, a uma distância segura, a movimentação das tropas adversárias. Nos momentos mais difíceis da vida o Senhor sempre nos oferece a proteção do seu "alto rochedo".
- No momento certo o Senhor nos concede a vitória sobre nossos adversários ( vers. 6) . Quando Ele quiser, "...será exaltada a minha cabeça acima dos meus inimigos". Aleluia!! Os dissabores e tristezas dessa vida tem data marcada para terminar. Não seremos eternos prisioneiros do mêdo, da ansiedade e da angústia.
Quando nossa confiança no Senhor vacila:
- Clame ao Senhor!! O salmista, nos piores momentos da vida, pede: "compadece-te de mim e responde-me". Muitas vezes fazemos exatamente ao contrário. Em meio às lutas diárias, abatidos pelo desânimo e derrotas momentâneas, "entregamos os pontos" com a mior facildade. Uma coisa precisa ficar clara: podemos perder muitas batalhas na vida, mas, em Nome de Jesus, a vitória final é nossa!! Consegue perceber a dimensão sobrenatural dessa afirmativa??
- Não perca o Senhor de vista. Pessoas queridas podem lhe deixar sozinho durante a jornada. Podem não ajudar no momento mais decisivo da nossa vida. Não faz mal, o nosso Deus sempre estará por perto e nos "...acolherá"!! (vers. 10)
- Busque a orientação do Senhor. Submeta a Ele todos os propósitos e desejos que tem na vida. Erros gigantescos deixam de ser cometidos quando entregamos inteiramente a Deus o controle da nossa vida.
- Creia na bondade do Senhor. O que é crêr? É enxergar uma benção de Deus antes que ela se concretize em nossa vida. A sociedade em vivemos é extremamente cartesiana - "Penso, logo existo" - , mas a palavra de Deus nos sugere um outro paradigma: "creio, logo existo!!", pois " ...o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17) .
- Espere o Senhor agir. Essa é a sugestão mais difícil de apresentar. Somo impacientes por natureza!! Irrequietos!! Esbanjamos energia nos momentos de crise. Por vezes gastamos à toa as habilidades que Deus nos concede. Em algumas oportunidades, é melhor fazer o que o salmista diz: "anima-te, fortalece o seu coração"... no Senhor. Espera pelo Senhor...
Deus abencoe a sua vida!!

Nenhum comentário: