25.4.06

UM COMPROMISSO PARA TODA VIDA!!

Salmo 30
"Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre." , essa afirmação de Davi encontra-se no final do Salmo 30. Alguns cânticos se encerram com pedidos, ações de graças ou afirmações sobre os atributos do Senhor (onipotência, onipresença, etc) ; este, de forma muito pessoal, com uma declaração de propósito. Que cenário e motivos estimulam o salmista a assumir esse compromisso com o Senhor?
O cenário...
Davi louva ao Altíssimo por preservar sua vida das adversidades e livrar da zombaria dos seus inimigos (vers. 1-2) . É provável que suas palavras façam referência às noites em que sofreu por enfermidade (vers. 2b, 3, 9) ou ferimentos causados em uma das inúmeras batalhas para preservar em segurança o Povo de Deus. O salmista, ante a incerteza da vida, confia no Senhor e dele aguarda a benção da recuperação física, emocional e espiritual.
Os motivos...
Em seus momentos de recolhimento devocional, Davi encontra os seguintes motivos para louvar a Deus para sempre:
- A sua ira dura apenas um instante...mas o seu favor dura a vida toda... (vers. 5a ) . Se em seu favor está a vida, podemos afirmar, sem dúvida, que a revelação da inifinita Graça de Deus é o maior presente do Senhor ao seu povo.
- O sofrimento pode durar uma noite...mas a alegria irrompe pela manhã... (vers. 5b) . Que maravilha!! Nosso sofrimento tem data para terminar!! Não dura para sempre. Será em breve substituído pela alegria que a presença do Senhor tem para oferecer a cada pessoa.
- Sou confrontado por muitos problemas...mas a presença do Senhor me dá segurança (vers. 7) . De acordo com o texto, literalmente, "me torna estável como uma montanha". Podemos enfrentar "uma montanha" de problemas, mas o Senhor nos transforma em uma "montanha de firmeza" para vencer a cada um dos desafios da vida.
- Posso ter momentos de luto...mas o Senhor transforma a minha vida em uma grande festa (vers. 11) . O salmista informa que Ele transforma o pranto em dança e troca nossas roupas de luto por outras de festa. Esse é o verdadeiro sentimento de quem se sente acolhido na Casa do Pai.
A consequência...
"...para que meu coração te cante louvores, e não se cale". Por isso, ó Senhor, nós também, assim como teu servo Davi, queremos te louvar por toda nossa vida!! Se esse é seu compromisso com o Senhor a partir de hoje, diga "AMÉM" a essa breve oração.

Nenhum comentário: