28.4.06

Reconheça, Deixe e Confesse os seus Pecados!!

Salmo 32
Parte B
A composição do salmo 32 resulta de uma profunda experiência de restauração espiritual. Confrontado pelo profeta Natã, Davi toma consciência das loucuras que praticara e a amargura toma conta do seu coração (salmo 51) . Percebe as ações imprudentes praticadas por alguém que, mesmo por pouco tempo, abandona a comunhão com o Senhor e se descuida no investimento em sua vida devocional.
O estudo desse cântico pode dividido em duas partes. A primeira...
O Registro biográfico...(vers 1-5)
O salmo demonstra a alegria de Davi: "Como é feliz aquele que tem suas transgressões apagadas..." . O salmista reconhece os efeitos sobrenaturais do perdão divino. E que efeitos são esses? Melhor que explicar ou definir teologicamente, é exemplificar. Leia com atenção essa história contada por Brennan Manning, em seu livro "O Evangelho Maltrapilho":
"...certa mulher católica estava tendo visões de Jesus. Os relatos chegaram ao arcebispo. Ele decidiu verificar. Existe sempre uma linha tênue entre o místico autêntico e a extermidade fanática.
- É verdade, minha senora, que a senhora tem visões de Jesus? - perguntou o clérigo.
- É - respondeu singelamente a mulher.
- Então, na próxima vez que a senhora tiver uma visão, quero que peça que lhe conte os pecados que confessei na minha última confissão.
A mulher ficou perplexa.
- Estou ouvido direito, bispo? O senhor quer mesmo que eu peça a Jesus que me conte os pecados do seu passado?
- Exatamente. Por favor, ligue-me se alguma coisa acontecer.
Dez dias depois a mulher informou ao seu lider espiritual da aparição mais recente.
- Por favor, venha - disse ela.
Uma hora depois o bispo havia chegado. Ele olho-a nos olhos.
- A senhora acaba de me dizer ao telefone que teve de fato uma visão de Jesus. A senhora fez o que pedí?
- Sim bispo, pedi a Jesus que me contasse os pecados que o senho confessou na última confissão.
O bispo inclinou-se para frente, na expectativa. Seus olhos se estreitaram.
- O que Jesus disse?
Ela tomou a mão dele e olhou no fundo dos seus olhos.
- Bispo - ela disse, - essas são as exatas palavras dele: EU NÃO ME LEMBRO. " *
Assim como a mulher mística da história, Davi compreendeu que o Senhor não apenas esquece os nossos pecados. Ele apaga. Faz desaparecer. Como informa o profeta Miquéias, em sua benignidade sem igual, o Senhor os lança nas profundezas do mar (Miq. 7:19) . E a autora do best-seller "O Refúgio Secreto", Corrie Ten Boom, completa: Lá o Senhor coloca uma placa que diz: "É proibido pescar".
Davi tentou esconder seus erros do Senhor. Cometeu adultério, mentiu, enganou e matou. Trouxe tristeza e sofrimento a muitas pessoas. No entanto, foi a maior vítima dos seus pecados . Pressionado pela situação, relativizava suas atitudes e sentimentos. Em seguida, praticava mais um delito.
Esse comportamento infeliz custou caro: "Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer" (vers. 3) . Corpo e alma passaram a sofrer com as práticas malignas. A ciência moderna comprova a veracidade da situação vivida por Davi. Atualmente, pessoas adoecem e sofrem devido à situções de origem emocional e espiritual. Culpas e pecados não confessados destroem a vida física, emocional e espiritual. Será que vale à pena suportar tamanha infelicidade? É claro que não!!
Dia a dia o salmista sentia suas forças se esvaindo. Estava morrendo de dentro para fora. Esgotando...secando...bem devagarinho!! Chegou ao fundo do poço!! E decidiu: "Reconheci diante de ti o meu pecado..." (vers. 5a) . Muita depressão e angústia para compreender esse importante princípio da vida devocional. Davi entendeu que para vencer a crise espiritual que vivia, precisava dar nomes certos ao seus erros. Pecado é pecado mesmo. E se ele existe deveria confessar a Deus. Somente Ele pode perdoar pecados.
Davi toma três atitudes básicas para vencer a convulsão :
- Reconhece os pecados cometidos - Ele se dá conta que provocou toda a confusão em sua vida. O pecado nasce quando deixamos de levar em consideração as orientações diárias do Senhor para a nossa vida.
- Deixa de esconder suas culpas - Ele abandona a racionalização do comportamento. Talvez ao interpretar suas ações tivesse paz por alguns instantes. Mas quando confrontado à grandeza de Deus, o fracasso e a angústia tomavam conta novamente da sua vida.
- Confessa ao Senhor as suas transgressões - Davi dá "nomes" aos seus pecados. Ele diz: "olha, Senhor, eu adulterei, preciso do ser perdão". "Eu enganei um amigo fiel, preciso do seu perdão". "Eu mandei matar um amigo fiel, preciso do seu perdão". Confessar não é generalizar os pecados. É pedir a Deus que perdoe cada uma das transgressões cometidas. Davi agiu assim e conquistou o perdão do Senhor.
Por que a leitura desse salmo é tão relevante para nossa vida? Porque demonstra como fazer o caminho de volta. Ensina a reconstruir nosso relacionamento com Deus, após longos períodos de obstrução causados pelos nossos pecados.
Deus abencoe sua vida!!
* MANNING, Brennan. O Evangelho Maltrapilho. pg. 118-119.

Nenhum comentário: