13.4.06

Não falta vigor e justiça

Salmo 23

"...restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome." Vers 3


O salmo 23 continua a informar: temos um pastor supremo que não nos deixa faltar nada! Antes de apresentar mais uma reflexão acerca do salmo, convido você a fechar seus olhos e meditar um pouco sobre a manifestação da Graça de Deus em sua vida. Pense um pouco nos presentes (gestos de Graça) que recebeu do Senhor nos últimos dias. Encontre motivos para dar Graças a Deus. Agradeça agora!! É provável que não tenha tempo suficiente para agradecer tantas bençãos. Não importa. Cultive essa sensação de gratidão durante todo o seu dia. Mesmo enfrentando situações difíceis, momentos de tensão e desafios tremendos sabia que Deus investe uma porção diária do seu poder em você. Aprenda com o salmista o segrêdo dessa relação vitoriosa com o Senhor:
Davi busca em Deus a energia necessária para não "jogar a toalha". Por isso reconhece: restaura-me o vigor! Em reflexões anteriores mencionei as peripécias de Davi para chegar ao trono de Israel. Não foi fácil. Ele recebeu a unção do Senhor através de Samuel, mas assumir o mais alto posto de comando nacional deu muito trabalho! Perseguido por Saul, viveu muito tempo como fugitivo, formou um exército maltrapilho com 400 seguidores (I Samuel 22:2) e usou cavernas com esconderijo. Em situações tão adversas soube encontrar no Senhor a energia para continuar a peleja.
Não confunda essa verdade bíblica poderosa e transformadora com uma dose homeopática de auto-ajuda. É muito mais que isso. É o poder de Deus agindo contra o desânimo e a sensação de derrota presentes em nossa humanidade imperfeita. No livro "Poder para ser vitorioso", Rick Warren, pastor batista norte-americano, diz:" Se olhar para o mundo, vai ficar desesperado; se olhar para dentro de si vai ficar deprimido; mas se olhar para Cristo, vai encontrar descanso". E, biblicamente, posso afirmar: mais que descanso vai encontrar a motivação de Deus para perseverar até o fim.
De acordo com o salmista, há um caminho a percorrer. Com o vigor restaurado ele pede: "guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome". Sabe o que significa vereda? Literalmente, "caminho estreito"! Somente Deus pode dar, em sendas tão complicadas, rumo certo em direção à justiça. Ele faz isso por amor ao seu nome. No Antigo Testamento encontramos alguns títulos javísticos e um deles é: Iavé Tsidkenu. Ou seja, "Iavé nossa justiça". Quando guiados por Deus encontramos nele a justiça que tanto procuramos nesse mundo.
Deus abencoe você com o vigor da Graça em sua vida!!

Nenhum comentário: