3.5.06

ESPERAMOS SOMENTE EM TI, Ó SENHOR!!

Salmo 33
"Feliz é a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!". (vers. 12)
Recitado em celebrações cívicas e lembrado durante campanhas missionárias, esse verso, contido no salmo 33, é mais um clássico do Saltério. A narrativa apresenta a escolha do povo hebreu como propriedade especial de Deus. Eles foram eleitos para proclamar as maravilhas do amor e da Graça de Deus. O salmista convida aos fiéis a louvar ao Senhor e a colocar toda a sua esperança em seu amor.
O salmista pede: cantem ao Senhor com alegria, sejam criativos em suas canções e hábeis ao usar os instrumentos para sua glória (vers. 1-2) . Façam o melhor por quem ofereceu o "seu melhor" por vocês!! E o melhor de Deus, de acordo com a canção, se revela:
- Através da sua Palavra verdadeira e criadora (vers. 4a, 6-7, 9) - É verdadeira porque é fiel em tudo. Não pode negar a si mesma. Através dela toda a criação veio a existir.
- Através do seu amor à justiça (vers. 5a) - Os fiéis são informados que Deus, não apenas é justo, mas ama exercer a sua justiça.
- Através da sua bondade presente no mundo (vers. 5b) - O salmista diz: "...a terra está cheia da bondade do Senhor". Em cada canto desse mundo, ainda que eu e você não sejamos capazes de perceber, a bondade de Deus está presente e derrama em muitos corações.
- Através do seus propósitos eternos (vers. 10-11) - O cântico nos informa que o Senhor desfaz os planos das nações em sua soberania. A História está repleta de personagens que pensaram eternizar suas obras e feitos. Foram, de acordo com Paul Tillitch, contaminados pela "HYBRIS" - o pecado da auto-elevação - e pensaram ser imortais. No momento certo, o Senhor desbaratou seus planos e reafirmou seus propósitos eternos para as nações.
Por isso, atualizando o cântico hebreu, "Como é feliz o BRASIL que tem o Senhor com Deus..."
Não por ser uma nação de maioria católica ou de expressiva presença evangélica. Mas, principalmente, porque nesse país existe um povo peculiar, escolhido por Ele, para proclamar as verdades da salvação em Jesus. Aleluia!!
O salmista diz que "Deus olha dos céus e vê toda a humanidade..." . Conhece o coração de todos, sabe o que fazem e em que colocam a sua esperança. As nações confiam em seus exércitos, poderio tecnológico e influência política. Mas, o povo de Deus, tem valores muito mais especiais. Os fiéis sabem que:
- O Senhor protege aos que o temem (vers. 18a)
- O Senhor protege aos que firmam a esperança em seu amor (vers. 18b)
- O Senhor protege aos que se alegram em sua presença (vers. 21a)
- O Senhor protege aos que confiam em seu Santo Nome (vers21b)
Então, "nossa esperança está no Senhor" e desejamos que, "esteja sobre nós o seu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança!!". Sejamos capazes de repetir essa breve oração que encerra o salmo 33.
Deus lhe dê uma semana abençoada!!

Nenhum comentário: