27.4.06

Foi Perdoado Por Deus?? Então, Cante e Exalte ao Senhor!!

Salmo 32
Parte A


O que você faz quando se arrepende por ter cometido um pecado? Ora e agradece o perdão de Deus? Compartilha com alguém de sua extrema confiança a graça alcançada? Ou, assim como Davi, compõe um poema e deixa que todos saibam o quanto o Senhor foi generoso? Assim o Rei de Israel agradeceu o perdão concedido por Deus. O salmista canta a reconciliação com o Senhor após experimentar o pecado do adultério que o levou a mentir, depois enganar, e, finalmente, cometer assassinato.
Para entender o cântico são necessárias duas leituras bíblicas complementares - II Samuel 11-12 e o Salmo 51 - e algumas reflexões sobre o caminho que conduziu Davi à reconciliação com o Senhor. O Salmo 32 foi escrito depois do 51. Parece estranho, não é? Para chegar às palavras proferidas na abertura do poema em estudo, o salmista viveu um "autêntico inferno" recheado de remorso, culpa e ansiedade.
Tudo começou, conforme relata I Samuel 11, quando Davi se sentiu atraído por uma mulher casada. Bate-Seba, mulher formosa e esposa de Urias - um dos famosos "trinta" guerreiros valentes de Davi ( II Samuel 23:39) - se envolve intimamente com o Rei e fica grávida. Sabendo disso, Davi convoca Urias à Jerusalém e oferece "férias" para que este, ao manter relações sexuais com sua esposa, assuma a paternidade da criança que vai nascer. Leal a Davi, Urias dormiu duas vezes na entrada do palácio real e não foi para casa. Desesperado, o rei ordena que Joabe, comandante das tropas, coloque Urias à frente do exército no cerco à cidade de Rabá.
Urias morre em combate e Davi, após o luto pela perda do guerreiro, se casa com Bate-Saba. Tudo parece resolvido!! Mas, Deus, através do profeta Natã, interfere na história e confronta o rei com o pecado cometido (II Samuel 12) .
É provável que entre a narrativa de II Samuel 12 e composição do salmo 32 , passando pelas palavras dolorosas do salmo 51 ( que vamos estudar mais adiante...) , Davi, àquela altura um rei "cinquentão", viveu pelo menos um ano de profunda depressão. Seu carisma e sua liderança não foram suficientes para superar o sofrimento causado pelo pecado cometido e pelos comentários maldosos dos súditos. Esse foi, com certeza, o pior momento de sua vida. Quase entregou os pontos..quase!! Graças a Deus ele se levantou!! E o salmo 32 é o marco final de sua restauração diante do Senhor.
Se pudesse, se Deus permitisse, gostaria de ter sido testemunha daquele momento glorioso. Ver novamente, em Davi, o olhar sereno de quem confia em Deus . Acompanhar os passos decididos de quem se firmou novamente na "Rocha Firme". Veria também, com certeza, a expressão de desapontamento que dos previram seu fracasso e apostaram em sua derrota!! Pensaram que Davi seria mais um mediocre como eles. Desejaram tê-lo como exemplo para justificar seus pecados perante o Senhor. Não conseguiram. Eles perderam!! O Senhor, em Davi, venceu mais uma vez o pecado e a morte.
Comentando esse episódio na vida de Davi, Agostinho, brilhante teólogo e considerado um dos Pai da Igreja, disse: " Muitos querem cair com Davi, mas não querem se levantar com ele (...) A queda dos grandes não deve dar prazer aos menores, mas sirva a sua queda para incutir temor aos que estão abaixo" .
As agruras sofridas por Davi alertam para as consequências terríveis que o pecado pode trazer à vida de uma pessoa. E demonstram também que temos um Deus atento e dedicado a restaurar um coração quebrantado. Aleluia!!
Se você viveu uma experiência intensa de perdão e restauração, compartilhe!! Escreva sobre o assunto. Mostre como a bondade de Deus lhe alcançou no momento certo em sua vida. Se tiver tanto talento quanto Davi, componha uma canção...grave um CD!!

Um comentário:

...S2...BettieandSamuel...S2... disse...

Praise the Lord!!!!
Thanks so much for sharing this study!!!

God be with u and inspire you in writing more of this!!!

We worship You Lord, for coming in our rescue and for showing us Your unending love and grace! Amen.