20.4.06

Faça uma "blitz" em sua vida devocional!!!

Salmo 26

O Cântico apresenta um clamor de Davi: "Faze-me justiça, Senhor...". Esse também pode ser o nosso pedido nos últimos dias. É provável que tenhamos a mesma ambição expressa pelo salmista no salmo 26. No entanto, será que, assim como ele, submetemos diariamente nossa vida à avaliação do Altíssimo? Que tipo de justiça desejamos? A que, aos nossos olhos, nos beneficia? Ou, verdadeiramente, almejamos a justiça de Deus? Observe algumas atitudes tomadas por Davi nesse momento devocional e verifique que tipo de justiça tem buscado para sua vida.
O primeiro argumento usado na oração é a confiança em Deus. "...tenho confiado no Senhor sem vacilar", informa o salmista. Essa deve ser a primeira decisão a tomar em nossas vidas. A bíblia contém histórias interessantes sobre pessoas que no momento mais crítico da existência hesitaram em confiar em Deus. Eis alguns exemplos:
- A mulher de Ló (Gênesis 19:24-29) - Ela olhou para trás, ao deixar as cidades de Sodoma e Gomorra, em companhia do seu marido. Não confiou na orientação do Anjo de Deus e foi transformada em estátua de sal.
- O jovem rico (Lucas 18:18-30) - Ele não aceitou vender seus bens e doar o dinheiro ao pobres, conforme pediu o Senhor Jesus. Por isso, perdeu a chance de desfrutar as bençãos do convívio junto ao Senhor.
- O apóstolo Pedro (Mateus 14:22-32) - Ele conseguiu andar alguns metros sobre o mar, indo ao encontro de Jesus. Mas, ao sentir a ventania, temeu e caiu no mar.
No entanto, temos outras narrativas bem diferentes. Pessoas profundamente abençoadas por confiarem os cuidados dessa vida ao Senhor. Conheça algumas delas:
- A viúva pobre que teve o azeite multiplicado (II Reis 4:1-7) - Essa mulher endividada confiou na palavra do Profeta do Senhor e foi grandemente abençoada.
- O Centurião de Cafarnaum (Mateus 8:5-13) - Ele confiou que, mesmo à distância, Jesus poderia curar seu empregado e assim o milagre aconteceu.
- O leproso curado (Marcos 1:40-45) - Ele foi a Jesus e disse: se queres, bem podes me tornar limpo". Jesus quis e ele foi curado.
A confiança em Deus permite ao salmista sugerir: "Examina-me, Senhor, e prova-me.." Essa é a
melhor parte...e a mais difícil!! Não estamos tão dispostos a abrir mão do controle da nossa vida. Ou melhor, teoricamente, estamos sempre desejando conhecer e fazer a vontade de Deus. Mas, quando os desejos do Senhor, não sintonizam com os nossos surge o conflito. E, na maioria das vezes, tão apegados ao que queremos, deixamos de fruir as ricas bençãos de Deus.
"Examina-me, Senhor, ...", pede Davi. Para crescer no conhecimento de Deus essa "tomografia computadorizada" espiritual (afinal, raio X é coisa do passado!!) é imprescindível!! O exame vai demonstrar a intimidade da mente e do coração, a confiança no amor de Deus, a perseverança nos caminhos do Altíssimo e as companhias escolhidas ao longo de toda a vida.
Após essa verdadeira "blitz" em sua vida devocional, o salmista exclama: "o meu pé está firme em terreno plano..." Que bela constatação, pois:
Sabe que não é perfeito... mas está sendo aperfeiçoado pelo Senhor!!
Reconhece suas limitações...mas confia na manifestação do poder de Deus em sua vida!!
Escolhe estar na casa do Senhor...onde é alimentado e protegido!!
Uma sugestão: separe um tempo diário ou semanal para colocar diante de Deus suas ambições mais secretas. Aquilo que somente você acha que sabe... submeta à apreciação do Senhor. Se é algo que traz maturidade para sua vida e glorifica ao Senhor, vá em frente!! Você passou no teste (pelo menos nesse!!) . No entanto, se o que pensa fazer não se encaixa nessa perspectiva, "pule fora"!!! Permita que Deus mostre o verdadeiro caminho a seguir...Ele tem o maior interesse em abençoar sua vida!!

Nenhum comentário: