31.5.06

"VOCÊ NÃO PASSA DE UM SOPRO"!!

Salmo 39
"Mas agora, Senhor, que ei de esperar?
Minha esperança está em ti." vers. 7
Esse salmo não canta a alegria. Davi está triste e muito infeliz com a situação em que se encontra. As palavras revelam a busca incessante por um significado para sua vida. Essa oração curta e sofrida demonstra a fragilidade dos projetos humanos e apresenta o convite para que cada pessoa coloque no Senhor a sua esperança.
Sobre a fragilidade humana...
O salmista tenta resolver os dilemas da vida "à sua maneira". Elege inclusive uma atitude prudente: "vigiarei minha conduta e não pecarei com palavras". Resignado e em silêncio, percebe a inutilidade da escolha. A angústia não cessa e os inimigos não deixam de lhe incomodar. Davi sente o coração "arder no peito" e compreende a fragilidade da sua vida.
Há poucos dias o Brasil perdeu um dos seus maiores alpinistas. Após escalar o Monte Everest, pela trilha mais difícil, sem usar oxigênio engarrafado para respirar; Vitor Negrete morreu quando retornava ao acampamento. Quem acompanha a pratica desse esporte conhece os riscos e a necessidade de planejamento detalhado para cada empreitada. Nada disso faltou à expedição de Negrete. Ele morreu devido à fraqueza de seu organismo castigado pelo frio intenso e pelo esforço sobrehumano para chegar ao cume da monte mais alto o mundo. Venceu ao desafio, mas foi derrotado, no final, pela montanha e pela fragilidade humana.
Se o salmista comentasse essa perda irreparável para o esporte brasileiro, diria: "a duração da vida é nada diante de ti...o homem não passa de um sopro" (vers. 5b e 11b) . Por isso, colocar um "se Deus quiser" ao final do enunciado de cada propósito revela a sabedoria de submeter ao Senhor cada decisão a tomar em nossa vida. Somente Deus conhece o cenário final de tudo o que planejamos empreender durante a existência.
Sobre a esperança colocada no Senhor...
Se não podemos confiar inteiramente no que planejamos para nossa vida, o que devemos fazer? O salmista responde com uma declaração de fé: "que hei de esperar? Minha esperança está em ti " (vers. 7) . Consciente de sua finitude, ele abandona-se completamente aos cuidados de Deus. Sabe que derrotas e fracassos fazem parte da sua vida. Reconhece que nem tudo que planejou se cumpriu como previra.
Em uma dos comerciais da Fiat, comemorando 30 anos de instalação no Brasil, um dos garotos
faz comentários interessantes sobre suas "invenções mirabolantes". Ao final do relato sobre cada experimento, repete o bordão: "não deu certo"!! Pensa que ele fica decepcionado ou desanimado? Que nada!! Ele afirma que, entre muitos erros, houve um acerto - o canhão que lança bolinhas de gude funcionou - e esse é o motivo de sua grande alegria.
Pode ser que muitas coisas estejam dando errado em nossa vida. Talvez a maioria dos projetos tenham fracassado. Mas, como aprendemos com o garoto-propaganda: e daí?? Com certeza, Deus fará com que alguma coisa em nossa vida dê certo. Ou, quem sabe, depois de muitos equívocos, as coisas estão melhorando agora para você. Já pensou nisso? Pense!!
Um pedido final:
"Ouça, Senhor, a minha oração"!! Davi quer recuperar a alegria de servir ao Senhor. Deseja contar sempre com o socorro do Altíssimo. Se você observar direitinho, o último versículo do Salmo 39 é uma boa "ponte" para o salmo seguinte. Quer conferir?
Deus abencoe a sua semana!!

Nenhum comentário: