17.5.06

TRÊS ADJETIVOS PARA O JUSTO

Salmo 37
Parte C (vers.21-29)
O Livro dos Salmos menciona com frequência o conflito entre ímpios e justos. Impiedade, de acordo com o salmista, rima com incredulidade. Os ímpios não submetem suas vidas ao controle do Senhor e não se interessam em conhecer a sua vontade. Podem até possuir sentimentos de religiosidade, mas não conhecem ao Deus Eterno.
E quem são os justos? São pessoas que se permitem guiar pelo Altíssimo. O Antigo Testamento contém a narrativa sobre muitas personagens que atingiram esse alvo supremo. Noé, Abraão, Moisés, Josué, Elias e muitos outros, viveram histórias bem diferentes com uma peculiaridade
em comum: conheceram e cumpriram os propósitos de Deus.
O Salmo 37 descreve com clareza algumas características do justo. De acordo com o salmista, ele é:
Generoso (vers. 21-22)
Davi contrasta a mesquinhez do ímpio com a generosidade do justo. Um pede emprestado e nunca devolve e o outro, por compaixão, cede com bondade. O justo sabe que a maior recompensa vem do Senhor, por isso, entrega o que tem se esperar reciprocidade.
Perseverante (vers. 23-24)
O salmista diz que Deus está contente com as atitudes do justo. Ele não é perfeito. Pode falhar em muitas situações, mas o Senhor, que preserva sua vida, "o toma pela mão". Aleluia!!
Abençoado (vers. 25-26)
O rei de Israel, à luz de sua experiência, faz uma confissão: "em toda a minha vida nunca vi o Senhor abandonar o justo e a sua familia". O justo tem uma vida abençoada porque reconhece que as bençãos do Senhor sobre sua vida devem compartilhadas com os outros. Essa generosidade, mais uma vez destacada pelo salmista, garante a benção de Deus sobre ele e todos os seus descendentes.
Por tudo isso, sugere o salmista, " desvie-se do mal e faça o bem; ...pois o Senhor ama que pratica a justiça e nunca vai abandonar os que lhe são fiéis". À luz dessa promessa gloriosa, faça esse compromisso com o Senhor de hoje em diante.
Deus abencoe a sua semana!!

Nenhum comentário: