6.5.06

AOS QUE DESEJAM DIAS MAIS FELIZES...

Salmo 34
Parte B


"Quem deseja viver dias felizes?", pergunta o salmista na segunda parte do cântico. E sugere
algumas atitudes aos que buscam uma vida plena e abençoada por Deus. Eis algumas delas:
- Guarde a sua língua do mal (vers. 13a) - Fique atento ao que você fala para si mesmo, sobre si mesmo; sobre os outros, aos outros; sobre Deus e, especialmente, para Deus. A sabedoria hebraica está repleta de conselhos esse assunto. Encontre muitas dicas importantes no livro de Provérbios, Eclesiastes e aqui nos salmos também.
- Guarde seus lábios da falsidade (vers.13b) - Abandone a mentira!! Cemece a falar a verdade sobre si mesmo, para si mesmo; para os outros, sobre os outros; sobre Deus e, especailmente, para Deus.
- Afaste-se do mal...faça o bem (vers. 14a)- Aqui ocorre um fenômeno muito interessante: para fazer o que é errado não consultamos a Deus. Simplesmente o fazemos sem medir consequências. No entanto, mesmo diante do que é certo praticar, não agimos ou decidimos "orar" para saber a vontade de Deus. O salmista a fazer imediatamente o que é bom!! Não há meias palavras ou novas interpretações sobre o assunto. Quando estiver em seu poder fazer o que é bom, não fique indeciso, faça!!
- Busque a paz com perseverança (vers. 14b) - Não é fácil viver em paz. Todos sabemos o quanto nos custa esse exercício devocional. Por isso, com sabedoria, o salmista exorta: busque com perseverança!! Não desânime!! Pague o preço!! Somos chamados a viver como "algodão entre cristais".
Qual a recompensa de tudo isso? "Os olhos do Senhor estão voltados para o justo e seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro" (vers. 15) . Por isso:
- Os justos clamam... o Senhor os livra das tribulações (vers. 17) - Problemas existem para todas as pessoas. Nossa vantagem é ter o Senhor pelejando por nós.
- O Senhor está perto dos corações quebrantados (vers. 18) - Ele conhece nossa intimidade. Sabe quando realmente desejamos conhecer e fazer a sua perfeita vontade.
- O Justo passa por adversidades...o Senhor livra de todas (vers.19) - Lembre o que Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo!! Eu venci o mundo. Nunca esqueça essa lição do Senhor.
- O Senhor protege seu servo...sua vida será preservada (vers.20) - O salmista diz: nenhum dos seus ossos será quebrado". Parece fácil pensar assim nos dias de hoeje, não é?? Mas, lembre-se das batalhas da época de Davi. Quem não morria diante da lança e da espada, poderia sofrer ferimentos muito graves. Ficaria no lucro se deixasse a luta com algumas costelas fraturadas ou braços e pernas contundidos. Essa é a imagem que devemos preservar em nossa mente: nas batalhas da vida moderna o nosso Deus se encarrega de preservar a nossa vida e a nossa saúde!! Aleluia!!
Uma dica:
Ao ler um dos salmos, ore e peça a Deus que revele a sua Vontade para sua vida. Peça que ele use o salmista para exortar, corrigir, motivar e desafiar você a viver uma vida ainda mais feliz na presença do Senhor.
Outra dica:
Esse texto do salmo 34 foi composto de forma muito bela. É um acróstico!! Cada verso da poesia começa com uma letra do alfabeto hebraico. Esse estilo de composição literária tinha dupla finalidade:
- Ensinar aos mais jovens a lingua hebraica através dos cânticos do Saltério
- Ensinar as verdades de Deus através de cada estrofe composta em acróstico.
Sugestão: Que tal usar os seus dons e habilidades para a Glória de Deus?? Pode ser uma crônica, uma poesia.....uma música!! Pense no que Ele tem feito de bom por você e mãos-à-obra!! Quero saber das novidades, valeu??

Nenhum comentário: