22.5.06

UMA QUESTÃO DE ATITUDE: ARREPENDIMENTO

Salmo 38
Parte A
O tema do cântico é arrependimento. O salmista sabe que chegou ao "fundo do poço" e precisa confessar seus pecados ao Senhor. Agindo assim terá a chance de reconstruir sua vida. As palavras tristes do salmo funcionam também como alerta ao Povo de Deus. Todos são convidados a buscar, em Deus, o perdão para os pecados e a força para começar uma nova caminhada devocional. Por isso, o Salmo 38 é conhecido como memorial de Davi.
Mas, que significa realmente a expressão "arrependimento"?
Reconheçamos o que o arrependimento não é:
Remorso...pois este provoca apenas a "tortura mental". Sempre aponta o erro e "esquece" de mostrar que Deus pode solucionar a crise espiritual em que possamos estar envolvidos. Por exemplo: quando viu os efeitos da traição, Judas Iscariotes se enforcou. Preferiu dar cabo da sua vida ao invés de buscar o perdão de Deus.
Culpa...embora faça parte do processo de restauração espiritual, não é saudável sentir-se culpado após conseguir o perdão de Deus. Quando a culpa retorna, depois do perdão divino, é sinal de tentamos ser mais rigorosos que o próprio Deus. Por exemplo: em seu testemunho pessoal, o apóstolo Paulo relembra sua autorização para o assassinato de Estevão - primeiro mártir do Cristianismo -, mas o faz ressaltando sua ignorância e agradecendo o perdão do Senhor. Se tivesse sucumbido ao domínio da culpa, mesmo alcançando o perdão do Senhor, talvez não fossemos abençoados com os ensinamentos contidos em suas cartas.
Pagar penitências...O Senhor nos lembra que "deseja misericórdia e não sacrifício". E que o melhor sacrifício que existe é o "coração contrito".
Pedido de desculpas...educadamente apresentado. Muitas vezes falhamos com Deus e com o próximo e nos desculpamos. Prometemos não falhar novamente. No entanto, tempos depois, voltamos a errar exatamente na mesma área.
De acordo com a Bíblia, arrependimento, é:
Ter a convicção de pecado...saber que nossos erros afrontam principalmente ao nosso Deus. Pecar é ofender ao Senhor em palavras, atitudes e....pensamentos. É imaginar que Ele não é grande o suficiente para mudar nossa vida para melhor.
Sentir tristeza...nossas emoções refletem o quanto estamos aquém do projeto divino. Por isso, com tristeza, nos colocamos perante o Senhor em oração. Essa tristeza, na medida certa, nos dá a dimensão do nosso fracasso e da intervenção misericordiosa de Deus em nosso favor.
Reconhecer a culpa...é admitir nossa responsabilidade no processo. Não somos ingênuos. A nossa consciência, sensibilizada pelo Espírito Santo de Deus, nos mostra onde falhamos. Reconhecer a culpa é o início do processo de recuperação emocional e espiritual.
Dar meia volta...um giro de 180 graus em nossa caminhada. É escolher o caminho novo proposto pelo Senhor para nossas vidas. É também abandonar os caminhos que somente trazem desilusão, infelicidade e distância do nosso Deus.
Abraçar a nova agenda de Deus...Esse caminho novo contém uma nova estratégia para a nossa vida. A agenda proposta pelo Senhor envolve desenvolvimento integral da nossa mente, nossas emoções e vida devocional. Para que tudo isso? Para que o nome glorioso do Senhor seja bendito através das nossas vidas.
Achei oportuno fazer essas observações antes de comentar o Salmo 38. Espero que tenham sido úteis em sua compreensão sobre assunto tão importante. Leia o salmo com muita atenção. Permita que Deus fale ao seu coração através da leitura. Deixe que mostre em que áreas da sua vida as coisas podem melhorar se você se dispuser a uma nova caminhada com o Senhor.
Um breve exercício:
Pare, pense e responda: qual foi a última vez em realmente se arrependeu por um erro cometido? Avalie essa atitude à luz das observações que fiz nessa reflexão. Você realmente se arrependeu? Ainda sente culpa?? Tem remorsos? Talvez tenha chegado a hora de colocar tudo isso de uma vez por todas perante o Senhor. Pense nisso.....
Comece bem sua semana...com a inspiração do Senhor!!

Nenhum comentário: