23.5.06

CONFESSE...CONFESSE...CONFESSE !!!

Salmo 38
Parte B
"Confesso a minha culpa; em angústia
estou por causa do meu pecado." vers. 18
O versículo mencionado acima é o clímax do Salmo 38. Sem máscaras ou subterfúgios, o salmista encontra a solução - confessar - e a origem dos seus problemas - pecado -. A narrativa mostra o ambiente sombrio e triste daqueles que ainda não experientaram o genuíno perdão do Senhor. Davi não suporta mais a agonia e implora: "não me repreendas no teu furor e nem me disciplines na tua ira". Ele sofre no corpo e na alma as consequências dos seus pecados.
Esse é preço: perda da saúde física e emocional. Vejamos isso no texto bíblico:
Perda da saúde física:
"todo o meu corpo está doente..." vers. 3a
"Minhas feridas cheiram mal ..."vers. 5a
"Estou encurvado e muitíssimo abatido..." vers. 6a
"Estou ardendo em febre..." vers.7a
"...todo meu corpo está doente" vers. 7b
"Meu coração palpita..." vers 10a
"...as forças me faltam..." vers. 10b
Não há o que comentar, não é? O quadro desolador não deixa dúvidas quanto às sequelas físicas dos pecados cometidos pelo salmista. O cântico não menciona que erros especificamente foram cometidos, mas, deixa evidente o quanto Davi sofre por causa deles.
Uma breve aplicação dessa lição:
Não interessa ficar comentando os pecados cometidos em nossa vida. No entanto, é importante reconhecer os danos que causaram em algum momento da nossa existência. Muitas pessoas estão obesas, sofrem com pressão alta e outras doenças por causa de maus hábitos alimentares. Outras, dominadas muitos anos pela bebida, cigarro e o sexo sem a benção de Deus; perderam o vigor e a chance de viver com qualidade de vida até a velhice.
Perda da saúde emocional :
"...não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado." vers. 3b
"As minhas culpas me afogam ..." vers. 4a
"..são como um fardo pesado e insuportável". vers. 4b
"Feridas cheiram mal...por causa da minha insensatez" vers.5
"Sinto-me fraco..." vers. 8a
"...e totalmente esmagado..." vers.8b
"...meu coração geme de angústia" vers 8c
"...até o brilho dos meus olhos se foi." vers 10b
Você consegue reconhecer o poderoso rei Davi por trás dessa terrível descrição pessoal? É difícil, não é mesmo? Nem parece aquele homem notável que derrubou o gigante Golias diante de todo o exército filisteu. Ou ainda, o valente guerreiro que transformou um bando de homens desafortunados no exército conhecido mais tarde como "os valentes de Davi".
Uma aplicação prática: os pecados cometidos afetam nossa auto-estima e põe em desordem as nossas emoções. Esconder, negar ou ignorar os nossos erros custam um preço muito alto ao nosso bem-estar emocional. Será que vale à pena pagar?
Então, qual é a saída? RECONHECER E CONFESSAR TODOS OS NOSSOS PECADOS AO SENHOR!! Uma atitude simples, honesta e saudável. Uma atitude que pode fazer uma grande diferença em sua vida. Como fazer isso? Amanhã te dou algumas dicas.
Que a benção de Deus lhe acompanhe nesse dia!!

Nenhum comentário: