10.5.06

PARA QUEM JÁ FEZ ESSA ORAÇÃO!!

...e quem não fez também!!
Salmo 35
Parte B


Davi reage aos problemas de maneira imcompreensível aos cristãos modernos. Parece que deseja resolver os problemas à sua maneira, intenta colocar a "Deus na parede" para que o defenda dos seus inimigos e ora para que estes sejam destruídos. Usa palavras muito ásperas e cogita, até mesmo, se pudesse, "cancelar" as orações em favor dessas pesoas. Dá a impressão que faz exatamente ao contrário do que sugere em outros salmos ou vai de encontro ao ensinamento geral contido nas Escrituras Sagradas. Apenas impressão...
Você faria uma oração assim? Seria capaz de usar as mesmas palavras do salmista para expressar seu desencanto e desespero diantes das crises da vida? Já teve essa experiência uma vez na vida? Não sei como respondeu a essas questões. Também desconheço como contruiu sua vida devocional aos longo desses anos em parceira com o Senhor. Permita-me, no entanto, apresentar algumas lições que aprendi ao ler o Salmo 35 . Tomara que sejam úteis ao seu desenvolvimento espiritual e ajudem sua peregrinação cristã em um mundo marcado por tantas perplexidades.
Com a leitura desse e de outros salmos, eu aprendi e estou aprendendo a:
- Me apresentar diariamente diante de Deus em oração - Os cânticos do Saltério apresentam os sentimentos com que muitas vezes me aproximo do Senhor. Podem ser sensações de alegria, tristeza, angústia, decepção, esperança........tudo!! No salmo 35, mesmo usando palavras tão duras, o salmista, confiante na proteção de Deus, exclama: "Então minha alma exultara em Deus e se regozijará na sua salvação". Para Davi, a vida devocional começa, continua e termina em constante oração e louvor.
- A me revelar diante de Deus - Durante a leitura da Palavra, eu passo a conhecer a vontade de Deus para a minha vida. Ao ler os salmos em momentos devocionais diários, uso os registros dos salmistas para expressar o que sinto e o que sou perante o Senhor. Em síntese: na leitura bíblica, Deus fala comigo. Na recitação ou oração com salmos, eu falo com Deus.
- A amadurecer minhas convicções e minha fé no Senhor - Passei a entender o Livro dos Salmos com o diário de um peregrino. O registro das experiências espirituais de alguém que se apaixonou perdidamente pelo Senhor. E nessa caminhada irreversível aprendeu a usar todas as situações da vida para crescer perante o Altíssimo. Alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, sucessos e fracassos; se tornam a matéria-prima essencial a esse desenvolvimento pessoal. Como disse, Philip Yancey, tornei-me, como muitos, "co-peregrino" dos salmistas.
- A confiar em Deus até as últimas consequências - O Salmo 34 diz: "Prove e veja que o Senhor é bom!!". E quem afirmou isso, o rei Davi, viveu dez anos como fugitivo, escapou de muitas tentativas de assassinato, foi traído por muitos amigos e viveu crises existenciais profundas. Mas, em todas essas situações, nunca abriu mão de confiar em Deus até o fim.
- A substuir a sensação de perda pela alegria da esperança - Contando a história da prisão de Anatoly Shcharansky, jovem matemático e brilhante enxadrista, preso em 1977, na União Soviética, Phiplip Yancey informa:
"O dia todo, Shcharansky lia e estudava os 150 salmos (em hebraico). 'Que vantagem isso me traz? ', ele perguntou numa carta? 'Aos poucos meu sentimento de grande perda e dor se transforma em grandes esperanças' ".
Acredito que, mesmo lendo apenas um salmo por dia, essa sensação gloriosa também invade a nossa vida. Aleluia!!
- A incluir Deus em todas as áreas da minha vida - Ou melhor, aprendo a incluir todas as áreas da minha vida no mundo de Deus. Perante o Senhor não existem áreas proibidas. Não devemos usar máscaras...como diz o velho Hino do Cantor Cristão: "Eu venho como estou...
- A louvar ao Senhor espontaneamente - Os salmos nos convidam: "Cantem com alegria!! Cantem em voz alta" . Se a naturêza, como diz o salmista, "bate palmas ao Senhor", muito mais nós, como coroa da Criação de Deus assim devemos agir. Se a presença de Deus lhe alegra e conforta, louve ao Senhor!! Sobre o louvor a Deus, CS Lewis afirmou: "o bem-estar interno fazendo-se audível".
- A ser amigo de Deus - Durante toda sua vida, Davi sempre "deu um jeito" de incluir a Deus em seus poemas e relatos. Sempre reconheceu a decisiva intervenção divina em sua vida. Religiosidade? Não!! Amizade!! Somente os amigos fazem parte das nossas histórias mais relevantes, integram os "causos" mais engraçados e são personagens mais solidários em momentos dolorosos da existência. Lembro-me que no Concílio que visava a minha ordenação ao Ministério Pastoral, a primeira pergunta feita foi: "Quem é Deus?". Propositadamente, abandonei todas as definições teológicas conhecidas e disse: "Ele é meu amigo!!" E tenho pensado e agido assim até hoje.
Tudo isso e muito mais aprendemos através das orações e poesias dos Salmos. Por sua transparência, honestidade, devoção e amizade ao Senhor, Davi se tornou "um homem segundo o Coração de Deus". Quem sabe, no futuro, alguém contemplando a nossa vida de fé, possa dizer algo, pelo menos, parecido...Tomara!!
Deus nos abencoe nesse dia!!
PS: Se você já orou como Davi, no Salmo 35, não se preocupe, Deus está mais preocupado em transformar a sua vida, e depois, conforme a sua soberana vontade, interferir no seu dia-a-dia. Pense nisso!!

Nenhum comentário: