4.5.06

PROVE E VEJA: O SENHOR É BOM!!

Salmo 34
Parte A
O conteúdo desse salmo tem um contexto histórico bastante interessante. O salmista, na época um foragido dos exércitos de Saul - primeiro rei de Israel -, encontra-se com Aimeleque - sacerdote da cidade de Nobe - e recupera a espada do gigante Golias - morto por Davi em sua primeira aparição diante dos exércitos de Saul - . Em seguida, para livrar-se de qualquer represália pela morte do campeão filisteu, Davi finge-se de louco na presença de Áquis, rei de Gade. Dê uma olhada em I Samuel 21 e confira a história na íntegra.
Contemple essa cena: o jovem Davi, vitorioso em muitas batalhas, precisa fingir que é louco para salvar a própria vida. Ele buscou refúgio em Gade e o apoio do rei da cidade. No entanto, os conselheiros reais, relembrando seus feitos, temeram por sua presença na região. Para escapar com vida, o salmista "...agiu como louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela boca" (I Samuel 21:12-13) . Essa estratégia surpreendente, que garantiu a preservação da sua vida, foi reconhecida por ele como um grande livramento de Deus.
Em meio ao conflito, Davi clamou ao Senhor. Teve auxílio de amigos inesperados (Aimeleque) e buscou abrigo entre pessoas que pouco confiavam nele (os filisteus) . Uma estratégia ousada e eficaz. Deu certo!! Passou a viver na caverna de Adulão e lá começou a formar seu exército ( I Samuel 22:1-2) . Ao lembrar de tudo o que aconteceu, diz: "Bendirei ao Senhor o tempo todo!! "
Em momentos de grande tensão emocional, Davi jamais esqueceu de proclamar a grandeza do Senhor para com ele!!
Eis as providências tomadas pelo salmista em meio à crise:
- Buscou ao Senhor...e ele respondeu! Afastou todos os seus medos. Tem coisa pior que o medo em nossa vida? Dificulta nosso raciocínio, paraliza nossas ações e frustra nossas realizações. O medo é o maior instrumento do "Inimigo de Nossas Almas" para inviablizar o nosso futuro.
- Olhou para o Senhor...não ficou decepcionado! Pelo contrário, "seus olhos ficaram radiantes de alegria". Se olharmos para as circustâncias podemos ficar desesperados, se esperarmos pelos amigos, podemos nos decepcionar; mas olhando para o Senhor encontraremos poder para vencer as tribulações.
- Clamou....e o Senhor ouviu! O anjo do Senhor, de acordo com o salmista, tornou-se sentinela da sua vida e impediu as maldades dos que estavam ao seu redor.
Por isso, conclui o rei de Israel: "Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!!" Philip Yancey diz que, mesmo em meio a batalhas sangrentas e peregrinando como fugitivo por quase 10 anos, Davi nunca esqueceu de, através dos salmos e poemas, "colocar Iavé, o Deus de Israel, no centro do palco". De alguma forma, completa o escritor, conseguiu "exercitar a presença de Deus" em sua vida. E estimulou aos seguidores a fazerem o mesmo. Essa atitude reverente é um desafio a todos os servos do Senhor em todos os tempos. Intecionalmente o salmista incluia Deus em todos os detalhes da sua vida. Façamos o mesmo também!!
Dicas Históricas:
- Saul - Primeiro rei de Israel. Venceu algumas batalhas, mas seu estilo estabanado e irreverente desagradou ao Senhor. Perdeu o trono para Davi.
- Aimeleque - Sacerdote de Nobe e amigo de Davi. Morreu em uma chacina comandada por Saul quando soube que o sacerdote o ajudara na fuga. Mais tarde, seu filho Abiatar, tornou-se sacerdote e confidente pessoal de Davi.
- Golias - Gigante filisteu derrotado por davi em sua primeira aparição pública. Media cerca de três metros de altura.
- Áquis - Ou Abimeleque, como mencionado na introdução do salmo 34, foi enganado por Davi quando este fingiu de louco para não morrer. Posteriormente deu a Davi a cidade de Ziclague, no deserto, para estabelecer-se junto com seus guerreiros.
"Abimeleque" significa, literalmente, "o rei é meu pai" e era um título aplicado genericamente aos governantes filisteus.

Nenhum comentário: