8.5.06

VOCÊ FARIA ESSA ORAÇÃO??

Salmo 35
Parte A
Saiba que o autor do salmo está desesperado e aflito. Não suporta mais viver sob grande pressão. A introdução do cântico é direta e objetiva: "Defende-me, Senhor, dos que me acusam...". Davi pede que Deus se manifeste prontamente como guerreiro que sai para uma grande batalha. Leve, Senhor, por favor, "os dois escudos, o grande e o pequeno...empunha a lança e o machado de guerra", orienta o salmista em sua oração. Ele deseja que Deus lute a sua luta, socorra-o e motive a sua alma dizendo: Eu sou a sua salvação!!
Quantas vezes na vida sua oração foi tão sincera quanto a que lêmos no salmo 35? Davi defende com ardor sua causa perante o Senhor. Apresenta queixas, reclama dos inimigos e pede uma intervenção vigorosa do Altíssimo. Dê uma olhada nas sugestões que faz a Deus em oração:
- Sejam humilhados e desprezados...os querem minha morte (vers. 4a)
- Sejam envergonhados...os que tramam minha ruína (vers. 4b)
- Sejam como palha ao vento...quando fugirem (vers. 5)
- Sejam seus caminhos sombrios e escorregadios...quando Deus os perseguir (vers. 6)
- Sejam arruínados de repente!! (vers. 8a)
- Sejam presos nas armadilhas que prepararam...contra mim (vers. 8b)
Peguntas básicas:
Você faria uma oração assim??
Já fez??
Muitas vezes??
Responda a essas perguntas com sinceridade, tá?
O que disser, fica entre você e Deus.
Prosseguindo...
A que se deve tamanha irritação? Por que o salmista está tão furioso? Ele apresenta os motivos ao Senhor e os torna conhecidos no salmo:
- Palavras mentirosas de algumas pessoas (vers. 11)
- Retribuição maldosa ao bem praticado pelo salmista (vers. 12)
Além disso, diz Davi, "fiz jejum...prostrei-me enlutado como quem lamenta por sua mãe" (vers. 13) quando estavam doentes. No entanto, quando vacilei, informa o salmista, "eles ficaram alegres, ajuntaram-se para me atacar e debocharam do meu recolhimento". Uma possível tradução para o versículo 13, à luz desse momento crítico. é: "Ah!! Se eu pudesse cancelar minhas orações!!". Já pensou em fazer isso em alguma etapa de sua vida devocional? Tomara que não!!!
Desesperado, Davi pergunta: "Senhor, até quando ficarás olhando?" E mais, em súplica, implora:
Acorda!! Desperta! Faze-me justiça!! Ele não quer sentir a amargura da derrota e do abandono.
Somente a ação imediata de Deus pode livrá-lo de sofrimento tão cruel.
Novas perguntas básicas:
- Quando se sentiu humilhado, como reagiu?
- Orou ao Senhor? O que pediu?
- Como reagiram os que estavam próximos a você durante a crise?
- Como se sentiu deixando aos "pés do Senhor" todas as suas mágoas?
Sei que muitas outras questões podem ser formuladas a partir da reflexão nesse salmo. Deixo que você faça também as suas. Em seguida, vamos identificar algumas lições preciosas nesse cântico.
Pedidos:
Leia o salmo com muita calma.
Participe de cada momento descrito pelo salmista.
Viva cada situação apresentada por Davi.
Talvez, com esse breve exercício devocional, possamos entender como o rei Davi se tornou um "homem segundo o coração de Deus"!!
Te encontro amanhã, tá??
Deus abencoe sua vida!!

Nenhum comentário: