10.7.06

Aprenda a esperar pelo Senhor !!

salmo 40 A
(vers 1-3)
Davi ensina na introdução do salmo 40 uma lição preciosa: esperar com paciência pela ajuda do Senhor!! Não é apenas esperar...tem que ter paciência!! Veja duas definições interessantes para essa palavra:
- Qualidade de quem suporta problemas ou incômodos sem queixas nem revolta.
- Qualidade de quem espera com calma o que está demorando.
Então, eu e vocês somos convidados a "esperar do Senhor" a resolução dos nossos problemas sem queixas e sem revolta. Mesmo que a resposta não chegue no momento desejado. Isso é ter paciência!!
Fico imaginando um cenário para esse salmo. Sabe a imagem que me ocorre?? Uma batalha!! Note que, ao constatar o auxílio de Deus, Davi diz: " Tirou-me de uma cova perigosa e de um poço de lama" (vers. 2) . Para um guerreiro, buracos e charcos enlamaçados são os piores terrenos para vencer uma peleja. O salmista está em desvantagem e pode sofrer uma derrota fragorosa.
O que Deus faz por ele?? O que Deus pode fazer por você também?
Deus ouve o seu clamor
Clamor é um berro!! Um grito!! "Me ajude, Senhor!!", diz Davi em sua batalha mais renhida.
Como líder, reconhece que somente alguém bem mais poderoso - o nosso Deus - pode definir o conflito em seu favor. Observe que ele não pára de lutar. Não deixa de se defender e atacar com as armas que dispõe. Ele espera, clama e luta!! O Senhor honra a dedicação de Davi em buscar a vitória.
Esperar pelo Senhor não é ficar parado. Muitos cristãos adiam ou deixam de fazer o que é correto sob o pretexto de esperar uma revelação especial de Deus. Aguardam um "toque", uma "sensação" ou uma "inspiração"...na verdade comportam-se de forma indolente, apática...preguiçosa!!
Outra coisa: como esperar por alguém que vai sempre à nossa frente? Deus nunca se atrasa e ou deixa de cumprir as suas promessas. Ele vai adiante e peleja por nós (Êxodo 14:14) . Esperar com paciência é aguardar - sem reclamar - , clamar - sem parar - e receber - sem hesitar - a intervenção de Deus em nossa vida sem nunca "entregar os pontos" em meio às lutas diárias.
Deus age em seu favor
Deus ouve e age em seu favor. O salmista diz que o Senhor o livrou dos buracos e terrenos pantanos. E mais..."o pôs seguro sobre uma rocha e lhe firmou os passos" (vers. 2). Aleluia!! *
Mudança total no cenário da guerra!! Os rochedos serviam naquela época como local privilegiado para comandar uma batalha. Eram posições cobiçadas por todos os oponentes. Do alto, os exércitos invadiam planícies e dominavam adversários. É justamente isso que Deus faz a gente. Nos tira da posição de desvantagem e derrota e nos coloca em situação de vantagem e vitória.
Nos altos rochedos os guerreiros também encontravam abrigo e descanso. Lá as forças eram recobradas para novas batalhas. Os passos incertos e cansados, após algum tempo de repouso,
eram substituídos por uma caminhada decidida e vitoriosa. E isso que o salmista tem em mente quando diz: "ele me firmou os passos".
Deus lhe ensina uma nova canção
Muitos filmes épicos apresentam os gritos dos guerreiros durante as batalhas. Esses gritos desafiam os adversários, animam os soldados para a peleja e, especialmente, celebram as vitórias. Tempos depois, os gritos tornaram-se cânticos e foram muito usados na antiguidade. Sempre para comemorar conquistas militares.
Davi diz que o Senhor ouve, age e ensina uma nova canção. Esse hino recorda a situação lastimável em que se encontrava, sua oração desesperada e a intervenção maravilhosa de Deus. Por isso, é um "hino de louvor ao nosso Deus" (vers. 3a). E seus efeitos são benéficos: "muitos verão essas coisas com temor e confiarão no Senhor" (3b). Temor não é medo, é reverência ou reconhecimento prestado a um poder ou pessoa muito mais forte que nós. O Senhor não quer que você tenha medo dele. Ele quer cultivar a sua confinça.
Deus abencoe sua vida e lhe dê uma semana de muitas realizações!!
* Muitas pessoas usam a expressão "Aleluia" de forma errada. Normalmente o fazem para demonstrar que finalmente alguém chegou ou conseguiu algo que desejava a muito tempo. Em algumas situações pode conter uma "pitada" de ironia ou desapontamento.
Na verdade, "Aleluia", uma riquissíma expressão hebraica, significa "Graças a Deus"!! E deve ser usada pelos cristãos com expressão de grande alegria.

Nenhum comentário: