18.5.06

UM POUCO MAIS SOBRE O HOMEM JUSTO...

Salmo 37
Parte D (vers. 30-40)
Na semana passada o Estado de São Paulo viveu dias de mêdo e perplexidade. A violência que tomou conta das ruas amedrontou moradores, encurralou o sistema policial e expôs a fragilidade do poder público em combater o crime organizado. As autoridades tomaram providências depois
que a crise fez centenas de vítimas entre os cidadãos. De uma hora para outra, foram desengavetados no Congresso Nacional muitos projetos de lei para barrar a ascensão da criminalidade no país. Nossos lideres, mais uma vez, querem resolver uma situação extremamente complexa com "frases de efeito" e intervenções apressadas em meio ao tumulto que tomou proporções nacionais.
Examinando o Salmo 37 com atenção, especialmente o versículo 30, observamos que, em meio à crise que assolou a cidade mais importante do país, faltou uma personagem muito importante para coordenar a reação das autoridades ao problema: o homem justo. A Bíblia Sagrada, especialmente no Livro dos Salmos e dos Provérbios, exalta a importância do poder exercido com justiça e sabedoria. Davi diz que o justo "fala conforme a justiça e traz no coração a lei do seu Deus para nunca pisar em falso".
Que tal conhecer o perfil desse cidadão tão importante na resolução das crises sociais? Nesse
estudo, usaremos para descrever como o Senhor age e abençoa o homem justo. As expressões são:
O Perigo - Davi menciona a espionagem dos incrédulos e seu desejo de matar o homem justo. Mostra também que somente pela intervenção poderosa do Senhor a vida do seu escolhido é preservada.
O Conselho - O justo deve esperar no Senhor e fazer a sua vontade. Não pode se deixar envolver pela emoção, não deve se influenciar pelos valores dos ímpios e tão pouco agir apressadamente. Suas atitudes sábias tem a marca de quem realmente conhece e confia em Deus.
A Exaltação - Ela virá quando Deus quiser. O Senhor cuida da herança do justo e vai permitir que ele veja a derrota dos seus adversários.
A Derrota - Davi diz que o ímpio prospera aparentemente como "árvore frondosa". Isso, lembra o salmista, é por pouco tempo. Uma dia o homem cruel vai desaparecer e ninguém mais terá notícias dele.
O futuro - Ele existe apenas para o homem pacífico. E o futuro do homem justo é feliz, diz o salmista.
A Vitória - Do Senhor procede a vitória e a salvação do seu povo. O nosso Deus, informa Davi,
"livra e salva o que nEle se refugiam".
Não falta religiosidade em nosso país. Temos de sobra e para todos os gostos. Nos faltam homens de Deus comprometidos com o futuro do Brasil e com sua gente. Homens justos que entendam a vida pública como um ministério a empreender em nome do Senhor. Quando isso acontecer, não seremos mais reféns das crises sociais. Elas virão e serão debeladas pelas pessoas que Deus separou para serví-lo em nosso país. Oro para que esse dia chegue o quanto antes....ore também!!
Deus abencoe sua vida!!

Nenhum comentário: