25.3.06

Senhor, não aguento mais tanta perversidade!!

Salmo 10
Por que os perversos prosperam?? Por que Deus demora a agir contra a impiedade? Escrito em forma de oração, a construção literária traz à tona esse dilema universal. Antes de mostrar como o "perverso" é caracterizado nesse cântico, é necessário entender qual o sentido atribuído a essa expressão nos Salmos. De acordo com a bíblia, perverso é todo aquele não submete sua vida à vontade de Deus. Não se trata apenas de agir de forma certa ou errada. É uma atitude de rebelião contra o Senhor.
A rebeldia revela-se quando o perverso não busca a Deus, planeja maldades contra seus semelhantes, alegra-se com desejos maus em seu coração, julga-se acima do bem e do mal, mente com a maior naturalidade e acredita que nunca será derrotado. Ele tem muito orgulho de suas malvadezas. Por que age assim? O salmista responde: ele julga que Deus não existe ou que esqueceu de punir suas falcatruas. Tolo!! Desconhece a justiça de Deus.
A essa justiça clama o salmista. Ele pede: "Senhor, levante-se!! Quebre o braço do ímpio". Não
deixe que aja dessa maneira. E justiça será feita porque Deus é o amparo do órfão, o abrigo para o desamparado e está ouvindo as orações dos mansos.
O Justo Juiz pode, aparentemente, estar demorando em fazer justiça, especialmente na atualidade, mas, pode ter certeza, seu veredito está presente nas escrituras sagradas e é a partir delas que os perversos de ontem, de hoje e de todos os tempos serão condenados.
Uma perguntinha final: será que vale à pena viver uma vida perversa?? Tenho certeza que não!! E você??

Nenhum comentário: