24.3.06

Na aflição conhecemos o Nome de Deus

Salmo 9
Uma curiosidade: esse é um dos nove Salmos Acrósticos apresentados na Bíblia. Esses salmos
são construções poéticas iniciadas com as letras do alfabeto hebraico. De acordo com alguns autores, além de ser um belo recurso literário, esse artíficio era usado pelo escritor bíblico para que o cântico fosse rapidamente memorizado.
Davi louva a Deus porque a justiça divina prevaleceu, os inimigos foram derrotados e as nações pagãs receberam a devida correção (vers1-6) . No entanto, o maior tesouro devocional dessa narrativa aparece um pouco depois. O salmista afirma que o Deus grandioso que fez justiça às nações, é também "o Deus do oprimido" e a ele oferece refúgio no momento da angústia. Na verdade, o Senhor é um "alto refúgio em tempos de angústia" (vers. 9) . Que maravilha!!
Mas, por que esse refúgio pertence, especialmente, aos aflitos? O cântico informa que eles conhecem o nome de Deus e que o Senhor jamais abandona os que o buscam. Os momentos de infurtúnio são boas oportunidades para crescimento devocional. Não são as únicas opções que Deus nos concede , mas demonstram a nossa condição humana, limitada e imperfeita. Nos lembram que, de acordo com o salmista, "somos meros homens" (vers 20) . E nos motivam a estar mais contritos diante de Deus.
O cântico ressalta também que o nosso Deus, rico em graça e misericórdia, é o que supre ao necessitado e jamais frustrará a esperança dos pobres. Aleluia!! Realmente vale à conhecer e conviver com um Deus tão grande assim!!

Nenhum comentário: