29.3.06

Não seja tolo, amigo!!

Salmo 14
"Deus não existe", dizem os tolos, informa Davi nesse cântico. O desejo de negar ou fugir da presença do Altíssimo é muito antigo. No passado, Adão disse que não poderia estar na presença de Deus devido à própria nudez ( Gen 3:10-11) . Muitas outras desculpas foram usadas ao longo da História para justificar o afastamento dos caminhos do Senhor. O primeiro verso do salmo é uma delas.
Como reage o Senhor diante de tamanha demonstração de imaturidade? Ele "olha dos céus e busca" alguém com entendimento. Procura um sábio, pois em muitas narrativas bíblicas, especialmente nos Provérbios, sabedoria e entendimento são sinônimos. Consequententemente,
o verdadeiro homem sábio fundamenta em Deus as demais convicções que possui na vida.
Os tolos não buscam ao Altíssimo, prejudicam a vida de outras pessoas e são essecialmente corruptos (vers. 3-4) . De acordo com o salmista, "nunca aprendem"!! Nunca tomam jeito na vida!! Continuam a planejar e executar suas maldades.
Mas, e graças existe esse "mas", existe um Deus capaz de frustrar essas constantes maquinações enganosas. Pronto a destruir a engenharia da maldade do coração dos tolos. O nosso Deus está "no meio dos justos" (vers. 5) e é refúgio para os necessitados. Aleluia!! Essa é a verdade que o salmista quer compartilhar nesse canto de louvor.
Uma dica: não caia na tola tentação de excluir o Senhor da sua agenda diária. Muitos agem dessa maneira. No entanto, se vivendo em parceria com Deus também temos derrotas e dissabores, imagine viver tudo isso sem Sua presença e amparo?? É desespero e sofrimento mortal.
Que Deus lhe abencoe e dê entendimento para fazer sempre a escolha mais sábia!!

Nenhum comentário: