23.3.06

Diga a Deus o que você sente!! Confesse!!

Salmo 7
Uma informação inicial: se quiser saber alguma coisa sobre Cuxe, mencionado na introdução desse salmo, leia Gênesis 10:6-9 e I Crônicas 1:8-10 . De acordo com esses textos, Cuxe, neto de Noé e pai de Ninrode - considerado poderoso caçador diante do Senhor - , teve domínio sobre as terras de Sinar.
Esse cântico tem como tema a confissão. Davi reafirma confiança em Deus, pede que o Senhor o livre dos perseguidores e submete sua vida à avaliação do Altíssimo. Quais são os meus erros? Persegui sem motivos?? Explorei meus amigos?? Com essas indagações em mente, o salmista ora ao Senhor em mais um momento de intimidade e contrição.
A confissão permite ao fiel apresentar-se a Deus com sinceridade de coração (sincero = sem máscara) e aguardar o seu julgamento. Também nos faz compreender que estamos diante de um Deus justo que "sonda mentes e corações" (vers. 9) e concede justiça aos que Ele confiam.
Davi demonstra que não existe arrependimento sem confissão. E se não há arrependimento, sofremos as consequências de colocar a nossa vida mais longe da vontade de Deus. Nos versos
14 à 16 encontramos a síntese desse cenário sem a benção do Senhor: maldade, sofrimento e desilusão. O fosso de infidelidade torna-se armadilha contra o próprio fiel e as maldades praticadas se voltam contra ele.
Triste situação, não é?? Tudo isso acontece quando não decidimos confessar corajosamente os nossos erros ao Senhor. Será que vale à pena abrir mão do seu perdão e viver momentos tão angustiantes? É claro que não!!

Nenhum comentário: