14.12.06

Que o Deus Vivo Proteja Sua Vida dos Homens Maus

Salmo 43: 1-5


Já sabemos que os Salmos 42 e 43 integram uma só composição musical. Por isso sugeri a leitura do cântico de uma só vez, sem levar em conta a divisão temática das traduções bíblicas contemporâneas. Leu? Gostou? Percebeu a unidade temática de ambos? E mais: encontrou a riqueza de sentimentos e figuras de linguagem contidas no poema? Essa é apenas uma das muitas maneiras de estudar a bíblia. Na terceira etapa do cântico (leia as reflexões no salmo 42), mais uma oração ao Senhor, encontramos as seguintes petições do salmista:
- Que Deus o proteja das pessoas perversas e traiçoeiras (vers. 1) - Aprendi a orar dessa maneira com o salmista. Numa sociedade marcada pela violência e opressão, nada mais oportuno que suplicar o livramento dos males causados por pessoas ruins. Acha que estou exagerando? Dê uma olhada nos jornais e perceba a quantidade de maldades e crimes que uma pessoa sem Deus é capaz de fazer. Elas atentam contra sua paz, sua honra, seu patrimônio e... sua vida.
Lí esta manhã o relato da libertação de mais uma vítima de sequestro em São Paulo. A criança, de apenas oito anos, passou uma semana debaixo da cama, trancada em um apartamento, enquanto familiares e sequestradores negociavam o pagamento do resgate. A polícia desbaratou a quadrilha e salvou a menina. Entre os bandidos presos estavam duas pessoas que trabalharam para os pais da criança. Ou seja, o "homem mau", como relatam outras porções dos salmos, pode estar muito perto de nós. Somente Deus pode, como diz o poema "defender a nossa causa" e nos proteger das pessoas perversas.
- Que Deus mostre o caminho de volta para casa (vers 3) - Mais um texto carregado de metáforas. O salmista pede que a luz e a verdade de Deus apontem o caminho de "volta à Sião". A religiosidade hebraica é marcada pela citação de montes santos como Sião, Sinai, Hermon, Gerezim, etc. Atribui-se a cada uma dessas localidades uma manifestação sobrenatural de Deus. E é na presença de Deus que o salmista deseja estar. Por isso, anseia por um encontro com o Senhor no templo.
Consequência:
Protegido dos homens maus e guiado pelo Senhor até a chegada ao templo, o salmista demonstra toda a sua satisfação. Tocará intrumentos musicais e cantará louvores ao Altíssimo. Deus se tornou a "fonte da felicidade" do poeta. Que beleza! A canção demonstra que o Deus da nação hebraica é também o Deus do salmista. Ele vivenciou e experimentou pessoalmente o cuidado Deus, por isso, pôde estabelecer uma relação tão peculiar com o Criador.
Surge pela última vez o refrão:
"Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus". Na primeira reflexão no Salmo 42 afirmei que o que refrão serviu de alerta devocional à memória religiosa do salmista. Em meio a crises, sofrimentos e provações o cântico é um convite a uma compreensão mais profunda e íntima das seguintes verdades:
As tristezas não devem me abater.
As aflições não podem me dominar.
A melhor coisa a fazer é esperar no Senhor, louvar o seu santo nome e entregar a Ele todos os meus cuidados nessa e na outra vida.
E encerro essa reflexão ainda mais confiante nessas verdades.
Que Deus ocupe sua mente e seu coração com o refrão dos Salmos 42 e 43. Tenha uma semana de conquistas na presença do Senhor!

Nenhum comentário: