13.12.06

Que o Deus Vivo lhe fortaleça no dia da angústia!

Salmo 42: 6-11



A segunda parte do Salmo 42 tem a marca da aflição e do questionamento. Em poucos versículos, o salmista expressa sentimentos de angústia, perplexidade e desespero. Suas palavras parecem não combinar com tudo que aprendeu a respeito do relacionamento com o Criador. Parecem...
Ele diz: "O meu coração está profundamente abatido, e por isso penso em Deus" (vers. 6) . Você e eu conhecemos muito bem essa atitude. É no abatimento do espírito que nos voltamos a quem pode nos colocar de pé novamente: Deus! O poeta sabe que as "ondas de tristeza" em seu coração não cessaram. Recorre ao Senhor para suportar e superar mais essa crise em sua vida. Vai mais além: reconhece em Deus a permissão para que desfrute da dor e cresça em momentos difíceis (vers. 7) .
Os Salmos são belos e edificantes porque apresentam sem maquiagem os conflitos existenciais mais agudos. As dores da vida servem para testar nossas crenças, valores e convicções de fé. Será que funcionam mesmo? São respostas aos males que nos afligem?
São as perplexidades da vida que modelam nossa convicção e fé no Senhor. Da dúvida/pergunta nasce uma crença mais robusta e saudável. O cântico diz: "por que te esqueceste de mim?", e completa o salmista, "Rocha minha". Acho intessante a síntese contida nessa expressão. O poeta sabe o quê e a quem perguntar. Não desconhece seus males, mas sabe onde encontrar alívio. Está triste, mas não, pessimista. Sabe que há uma saída: renovar a fé no Senhor.
Novamente aparece o refrão contido no versículo 5 (vide reflexão anterior) . Mais uma vez o cantor sacro registra sua declaração de fé. E, como mencionei anteriormente, a repetição visa reforçar que somente a esperança no Senhor pode nos fazer suportar e superar intempéries da vida.
Será que cântico acaba assim? Que nada!! Leia o Salmo 43. Note que o tema continua presente na mente do salmista. Na verdade ambos os cânticos devem ser lidos como se fossem uma só composição. Já fez uma leitura assim antes? Não? Experimente!! Vai perceber que nessa unidade de palavras e sentimentos o Senhor proporciona ao seu povo lições preciosos de crescimento e maturidade. Você deseja aprender?? Tomara.....

Nenhum comentário: