12.12.06

Eu quero é Deus...o Deus Vivo!!

Salmo 42: 1-5
Gosto de Ler os Salmos. Opa!! Creio que estou repetindo o título desse blog!! Por um motivo justo: dentre centenas, o salmo 42 é um dos meus favoritos. Não foi escrito por Davi e deve ser lido em parceira com o 43. Ao que parece, ambos formam uma única canção ao Senhor. Esse poema duplo inicia a série de 30 composições encontradas no segundo Livro dos Salmos. A enfase das canções na segunda etapa está em preservar a fé em detrimento às dores e desesperanças da vida.
Algumas palavras definem bem o sentimento do salmista ao compor a canção:
Desejo...do Deus Vivo! Ele não quer prestar um culto. Ambiciona estar na presença de Deus. Percebe a dimensão do desejo? Qual foi última vez que você teve, não apenas a sensação, mas a certeza de estar na presença de Deus? Não apenas falar sobre o Senhor, mas falar com Ele com a convicção que dele recebe toda a atenção de que necessita. Ao meditar nesses momentos especiais, o poeta, observando uma corça em sua busca sôfrega por alimento e água, compara tal ansiedade à nossa busca pelo Deus Vivo!
Sede...doDeus Vivo! Muito mais que símbolos e ritos religiosos a nossa alma tem sede de Deus. Não há estrutura, organização, sistema, instituição ou projeto religioso capaz de satisfazer a essa exigência existencial. O salmista percebe isso e pergunta: "quando poderei ir adorar na tua prsença?".
Sofrimento...pela ausência doDeus Vivo! Durante minha curtíssima passagem pela Aliança Bíblica Universitária - ABU -, mesmo sendo estudante secundarista, ouvi uma oração que marcou bastante os primeiros anos de novo-convertido. Um "abeunse" orou assim: "não me entristeça com o teu silêncio, Senhor!". Existe situação mais triste que deixar de ouvir voz de Deus ou não perceber a sua presença?
Mémórias...de Deus Vivo! Sente falta da presença de Deus? Vou lhe dar uma dica: mergulhe em suas memórias devocionais e busque os momentos mais especiais vividos na presença do Senhor. Vai doer um pouco. Especialmente, se percebemos quão distantes estamos do ideal de Deus para nossa vida. Mas, no final, será muito bom! Vai refrescar nossa memória espiritual e revelar o que é essencial em nossa vida: viver em comunhão com Senhor e com o povo que Ele escolheu. E, em comunhão, cantar louvores ao Altíssimo.
Esperança...no Deus Vivo! Com a memória devocional revigorada, o salmista pergunta: para que tristeza e aflição, minha alma? Ou seja, de vale tudo isso? Nada!! O que realmente conta em nossa vida é colocar a esperança em Deus. O refrão contido no versículo 5 aparece pela primeira vez. Vai reforçando em nossa mente a seguinte mensagem: somente a esperança em Deus, nosso Senhor e Salvador, vai nos fazer suportar e superar aflições e tristezas na vida.

Nenhum comentário: