14.7.06

Busque ajuda do Senhor para vencer os problemas!!

Salmo 40 D
vers. 12-17


Sabemos que a vida não é um "mar-de-rosas". Todos os dias encaramos um desafio a ser superado. Como dizem por aí, às vezes, matamos, no mínimo, "um leão por dia" para sobreviver com dignidade. Esse é o tema da parte final do Salmo 40. Davi pede a assistência de Deus para ser vitorioso ao enfrentar seus problemas.
Na reflexão anterior, encerramos apresentando uma breve oração do salmista encontrada no versículo 11: "não me negues a tua misericórdia, Senhor; que o teu amor e a tua verdade sempre me protejam". Sugerimos sua repetição para que em momentos difíceis da vida essas palavras possam retornam à nossa mente. A memorização de versículos bíblicos, especialmente os que contém oraçãos ou promessas do Senhor, é profundamente útil para nos ajudar a vencer em tempos de crise.
As crises da vida são inevitáveis. Note o que Davi diz: "Incontáveis problemas me cercam, as minhas culpas me alcançaram e já não consigo ver". (vers. 12a) . Está perdido!! São males tão numerosos que provocam desânimo ao Salmista. Todos conhecemos os prejuízos que essa sensação desagradável pode produzir em nossa vida. A esse propósito, há muitos anos, nas igrejas evangélicas, circula uma breve história que ilustra muito bem essa situação:
"O Diabo líder resolveu se aposentar. E decidiu leiloar as ferramentas usadas em muitos anos de trabalho. Os jovens diabinhos arremataram com facilidade muitas delas, exceto uma: o desânimo!! E o velho líder explicou: com essa arma tenho destruído a vida de muitas pessoas com a maior facilidade".
O binômio problemas + desânimo pode gerar desespero!! Por isso, Davi recorre ao Senhor. Observe os componentes da sua oração:
Agrada-te, Senhor em liberta-me...Seja a minha vitória uma demonstração inequívoca da benção do Senhor em minha vida.
Apressa-te, Senhor, em ajudar-me...Que essa ajuda chegue em tempo oportuno.
Quanto aos que me desejam o mal ...
Sejam :
Humilhados
Frustrados
Desprezados
Chocados
E retrocedam envergonhados!!
Quanto aos que me desejam o bem ...
Alegrem-se no Senhor
Proclamem as suas maravilhas
E digam : "Grande é o Senhor!!"
Uma constatação final: sou pobre e necessitado!! No entanto, o Senhor se preocupa com a minha vida. Esse é o cerne da mensagem cristã: Deus cuida de nós e nunca se esquece do seu povo. Ele vem ao nosso encontro no momento oportuno e nos concede livramento. Nossos problemas tem dia e hora marcados para terminar. Basta consultar e aceitar a agenda do Senhor para nossas vidas. Aleluia!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Certamente que nossos problemas têm dia e hora para acabar...que boa palavra! Deus no comando e a certeza de estarmos acompanhados sempre!!! Deus te abençoe Nilton!!!

Antonio Carlos Junior disse...

Deus é maior que qualquer problema!!!
Amém!!!
Visite o meu blog!!
Beijos e fika na pax!