11.7.06

Sobre algumas palavras: felicidade, pensamento e alegria...

Salmo 40 B
vers.4-8


Existem boas traduções para essa porção das escrituras contida no Salmo 40. No entanto, aprecio bastante a versão encontrada nos "melhores textos em hebraico e grego", da Imprensa Bíblica Brasileira. Essa narrativa clássica preserva a força de algumas expressões usadas pelo salmista para conversar com Deus e referir-se à Ele. Assim sendo, usando algumas palavras de Davi, desejo refletir com vocês sobre a felicidade daqueles que confiam no Senhor. Eis os destaques que desejo fazer:
"Bem-aventurado" - Em nosso idioma, o português, é uma junção de duas palavras bastante interessantes. São elas: o substantivo masculino "bem", que significa, entre outras definições: tudo que é bom, benefício, favor. E o sustantivo feminino "ventura" que corresponde a fortuna, sorte ou destino (bom ou mal). Unidas, tais substantivos, formam o adjetivo "Bem-aventurado" - muito feliz ou aquele que tem a felicidade do céu - .
Pois bem, o salmista informa que os que "fazem do Senhor a sua confiança" (vers.4a) são pessoas capazes de desfrutar a felicidade do céu aqui e agora. E confiança pressupõe familiaridade, segurança íntima ou depositar crédito ou fé em alguém ou alguma coisa.
Davi estabelece também uma antítese: confiar no Senhor significa desconfiar dos que seguem atrás de falsos deuses e pessoas apóstatas (vers 4b) . São duas situações diferentes. Os que seguem falsos deuses (sejam eles dinheiro, poder desmedido, mentira, vaidade... ) submetem o controle de suas vidas a esses poderes. Que ironia, feitos para dominar, viramos reféns dessa dimensão maligna da vida. Esse é primeiro erro! O segundo equívoco é influenciar-se pelos apóstatas. Seguir alguém assim é deixar-se liderar por quem deixou de acreditar. Apostasia é o abandono da fé. A atitude de alguém que um dia confiou e, com o passar do tempo, perdeu o encanto pela fé e decidiu deixar a comunhão com Senhor.
Davi diz claramente onde encontrar a bem-aventurança!! Essa alegria do céu pertence aos que escolhem ao Deus vivo como depósito de sua confiança.
"Pensamentos" - O salmista diz que os pensamentos de Deus a nosso respeito são extraordinários. E argumenta sobre o tema ao recordar as bençãos maravilhosas do Senhor derramadas sobre ele e sobre o povo hebreu: "Muitas são, Senhor Deus meu, as maravilhas que tem operado..." (vers. 5a).
Os dicionários dizem que pensamento é um "ato do espírito ou uma operação da inteligência". Do pensamento surgem as idéias, as opiniões e os conceitos sobre situações, pessoas ou coisas. Logo, se Deus pensa sobre nossa vida, é correto afirmar que, acordo com sua naturêza, Ele tem boas idéias, ótimas sugestões e excelentes oportunidades de vitória para cada um de nós. Cabe a mim e a você, em um gesto de confiança, oferecer sempre a oportunidade para que tais pensamentos do Senhor tomem forma e contéudo em nossas vidas. Pois, as coisas boas que Deus planeja para nossa vida "são mais do que se podem contar", reforça o Rei de Israel.
"Deleite" - Uma experiência de grande prazer. É com essa expressão que Davi se compromete a fazer a vontade de Deus. Feliz pelas bençãos recebidas e desafiado pelos projetos recomendados pelo Senhor, o salmista reconhece que deve responder a tudo isso é com uma dedicação prazerosa aos sonhos de Deus para esse mundo (vers 8a) .
Interessante como nosso poeta chega a esse entendimento. Ele reconhece a importância dos sacrifícios e holocaustos - rituais religiosos - , mas nota que não é esse o desejo de Deus (vers 6). Se dá conta de que o Senhor "lhe abriu os ouvidos" e agora quer ouvir a voz do Altíssimo.
Uma curiosidade: naquela época era costume a leitura geral das escrituras. Havia pessoas designadas para tal finalidade. Eram leituras públicas e excelentes oportunidades de aprendizado. Atualmente, é possível adquirir uma bíblia e fazer leituras devocionais em casa, no ônibus ou no trabalho. Está bem mais fácil ouvir a voz de Deus, não acha??
Logo, fazer a vontade de Deus e colocar os ensinamentos do Senhor no seu coração é o que realmente importa na vida!! "...sim, a tua lei está dentro do meu coração" !!
Tomara que esse o desejo do nosso coração também!! Tomara...
Deus abencoe o seu dia!!

Nenhum comentário: