14.7.06

Busque ajuda do Senhor para vencer os problemas!!

Salmo 40 D
vers. 12-17


Sabemos que a vida não é um "mar-de-rosas". Todos os dias encaramos um desafio a ser superado. Como dizem por aí, às vezes, matamos, no mínimo, "um leão por dia" para sobreviver com dignidade. Esse é o tema da parte final do Salmo 40. Davi pede a assistência de Deus para ser vitorioso ao enfrentar seus problemas.
Na reflexão anterior, encerramos apresentando uma breve oração do salmista encontrada no versículo 11: "não me negues a tua misericórdia, Senhor; que o teu amor e a tua verdade sempre me protejam". Sugerimos sua repetição para que em momentos difíceis da vida essas palavras possam retornam à nossa mente. A memorização de versículos bíblicos, especialmente os que contém oraçãos ou promessas do Senhor, é profundamente útil para nos ajudar a vencer em tempos de crise.
As crises da vida são inevitáveis. Note o que Davi diz: "Incontáveis problemas me cercam, as minhas culpas me alcançaram e já não consigo ver". (vers. 12a) . Está perdido!! São males tão numerosos que provocam desânimo ao Salmista. Todos conhecemos os prejuízos que essa sensação desagradável pode produzir em nossa vida. A esse propósito, há muitos anos, nas igrejas evangélicas, circula uma breve história que ilustra muito bem essa situação:
"O Diabo líder resolveu se aposentar. E decidiu leiloar as ferramentas usadas em muitos anos de trabalho. Os jovens diabinhos arremataram com facilidade muitas delas, exceto uma: o desânimo!! E o velho líder explicou: com essa arma tenho destruído a vida de muitas pessoas com a maior facilidade".
O binômio problemas + desânimo pode gerar desespero!! Por isso, Davi recorre ao Senhor. Observe os componentes da sua oração:
Agrada-te, Senhor em liberta-me...Seja a minha vitória uma demonstração inequívoca da benção do Senhor em minha vida.
Apressa-te, Senhor, em ajudar-me...Que essa ajuda chegue em tempo oportuno.
Quanto aos que me desejam o mal ...
Sejam :
Humilhados
Frustrados
Desprezados
Chocados
E retrocedam envergonhados!!
Quanto aos que me desejam o bem ...
Alegrem-se no Senhor
Proclamem as suas maravilhas
E digam : "Grande é o Senhor!!"
Uma constatação final: sou pobre e necessitado!! No entanto, o Senhor se preocupa com a minha vida. Esse é o cerne da mensagem cristã: Deus cuida de nós e nunca se esquece do seu povo. Ele vem ao nosso encontro no momento oportuno e nos concede livramento. Nossos problemas tem dia e hora marcados para terminar. Basta consultar e aceitar a agenda do Senhor para nossas vidas. Aleluia!!

12.7.06

Não...não...não!! O que podemos aprender com eles??

Salmo 40 C
Vers. 9-11
Serei breve!!
Não estou com vontade de escrever hoje... já sentiu assim também??
Não pretendo tomar seu tempo... sei que tem muitos compromissos!!
Não desejo "fazer sua cabeça"...respeito seus pontos-de-vista!!
Não quero pensar por você...conto com sua parceria ao refletir sobre a vida!!
Não farei comentários sobre os Salmos... destaco alguns "nãos" bastante interessantes proferidos por Davi no Salmo 40.
Ei-los:
Não deixei de anunciar as Boas Notícias de Deus ..
.Conhecendo a graça e o favor de Deus, o salmista decide proclamar ao seu povo as bençãos recebidas do Senhor. Davi não ficou calado. Compartilhou tudo de bom em alto voz. Que tal fazer o mesmo?? Seria essa uma boa sugestão para o dia de hoje??
Não ocultei a justiça de Deus...
Não é Deus quem deve se amoldar ao nosso "manequim", é a nossa vida que precisa ser pensada e avaliada na perspectiva do Senhor. Fomos criados à sua imagem e semelhança e isso pressupõe um padrão mais elevado e positivo da existência humana. Temos desfrutado corretamente esse privilégio?
Não escondi a bondade de Deus...
O Senhor foi extremamente gracioso com Davi. Foi buscá-lo no curral das ovelhas e o fez Rei de Israel. Mudou completamente a sua sorte. Não houve méritos para justificar a escolha. Agiu por pura bondade. Bondade é revelação da Graça de Deus. É esse exemplo de Deus que o salmista tenta imitar...que tal seguir esse exemplo?
Para encerrar, mais um "não", em forma de oração proferida pelo salmista: "Não detenhas para comigo, Senhor, a tua compaixão; o teu amor e a tua fidelidade" (vers. 11) . Esse pode ser o nosso desejo para hoje. Se concordar com minha sugestão, leia o versículo em voz alta. Repita a leitura cinco vezes. Com certeza, essa sublime petição estará em sua mente e em seu coração a cada momento da sua vida.
Um dia de muitas realizações para você!!

11.7.06

Sobre algumas palavras: felicidade, pensamento e alegria...

Salmo 40 B
vers.4-8


Existem boas traduções para essa porção das escrituras contida no Salmo 40. No entanto, aprecio bastante a versão encontrada nos "melhores textos em hebraico e grego", da Imprensa Bíblica Brasileira. Essa narrativa clássica preserva a força de algumas expressões usadas pelo salmista para conversar com Deus e referir-se à Ele. Assim sendo, usando algumas palavras de Davi, desejo refletir com vocês sobre a felicidade daqueles que confiam no Senhor. Eis os destaques que desejo fazer:
"Bem-aventurado" - Em nosso idioma, o português, é uma junção de duas palavras bastante interessantes. São elas: o substantivo masculino "bem", que significa, entre outras definições: tudo que é bom, benefício, favor. E o sustantivo feminino "ventura" que corresponde a fortuna, sorte ou destino (bom ou mal). Unidas, tais substantivos, formam o adjetivo "Bem-aventurado" - muito feliz ou aquele que tem a felicidade do céu - .
Pois bem, o salmista informa que os que "fazem do Senhor a sua confiança" (vers.4a) são pessoas capazes de desfrutar a felicidade do céu aqui e agora. E confiança pressupõe familiaridade, segurança íntima ou depositar crédito ou fé em alguém ou alguma coisa.
Davi estabelece também uma antítese: confiar no Senhor significa desconfiar dos que seguem atrás de falsos deuses e pessoas apóstatas (vers 4b) . São duas situações diferentes. Os que seguem falsos deuses (sejam eles dinheiro, poder desmedido, mentira, vaidade... ) submetem o controle de suas vidas a esses poderes. Que ironia, feitos para dominar, viramos reféns dessa dimensão maligna da vida. Esse é primeiro erro! O segundo equívoco é influenciar-se pelos apóstatas. Seguir alguém assim é deixar-se liderar por quem deixou de acreditar. Apostasia é o abandono da fé. A atitude de alguém que um dia confiou e, com o passar do tempo, perdeu o encanto pela fé e decidiu deixar a comunhão com Senhor.
Davi diz claramente onde encontrar a bem-aventurança!! Essa alegria do céu pertence aos que escolhem ao Deus vivo como depósito de sua confiança.
"Pensamentos" - O salmista diz que os pensamentos de Deus a nosso respeito são extraordinários. E argumenta sobre o tema ao recordar as bençãos maravilhosas do Senhor derramadas sobre ele e sobre o povo hebreu: "Muitas são, Senhor Deus meu, as maravilhas que tem operado..." (vers. 5a).
Os dicionários dizem que pensamento é um "ato do espírito ou uma operação da inteligência". Do pensamento surgem as idéias, as opiniões e os conceitos sobre situações, pessoas ou coisas. Logo, se Deus pensa sobre nossa vida, é correto afirmar que, acordo com sua naturêza, Ele tem boas idéias, ótimas sugestões e excelentes oportunidades de vitória para cada um de nós. Cabe a mim e a você, em um gesto de confiança, oferecer sempre a oportunidade para que tais pensamentos do Senhor tomem forma e contéudo em nossas vidas. Pois, as coisas boas que Deus planeja para nossa vida "são mais do que se podem contar", reforça o Rei de Israel.
"Deleite" - Uma experiência de grande prazer. É com essa expressão que Davi se compromete a fazer a vontade de Deus. Feliz pelas bençãos recebidas e desafiado pelos projetos recomendados pelo Senhor, o salmista reconhece que deve responder a tudo isso é com uma dedicação prazerosa aos sonhos de Deus para esse mundo (vers 8a) .
Interessante como nosso poeta chega a esse entendimento. Ele reconhece a importância dos sacrifícios e holocaustos - rituais religiosos - , mas nota que não é esse o desejo de Deus (vers 6). Se dá conta de que o Senhor "lhe abriu os ouvidos" e agora quer ouvir a voz do Altíssimo.
Uma curiosidade: naquela época era costume a leitura geral das escrituras. Havia pessoas designadas para tal finalidade. Eram leituras públicas e excelentes oportunidades de aprendizado. Atualmente, é possível adquirir uma bíblia e fazer leituras devocionais em casa, no ônibus ou no trabalho. Está bem mais fácil ouvir a voz de Deus, não acha??
Logo, fazer a vontade de Deus e colocar os ensinamentos do Senhor no seu coração é o que realmente importa na vida!! "...sim, a tua lei está dentro do meu coração" !!
Tomara que esse o desejo do nosso coração também!! Tomara...
Deus abencoe o seu dia!!

10.7.06

Aprenda a esperar pelo Senhor !!

salmo 40 A
(vers 1-3)
Davi ensina na introdução do salmo 40 uma lição preciosa: esperar com paciência pela ajuda do Senhor!! Não é apenas esperar...tem que ter paciência!! Veja duas definições interessantes para essa palavra:
- Qualidade de quem suporta problemas ou incômodos sem queixas nem revolta.
- Qualidade de quem espera com calma o que está demorando.
Então, eu e vocês somos convidados a "esperar do Senhor" a resolução dos nossos problemas sem queixas e sem revolta. Mesmo que a resposta não chegue no momento desejado. Isso é ter paciência!!
Fico imaginando um cenário para esse salmo. Sabe a imagem que me ocorre?? Uma batalha!! Note que, ao constatar o auxílio de Deus, Davi diz: " Tirou-me de uma cova perigosa e de um poço de lama" (vers. 2) . Para um guerreiro, buracos e charcos enlamaçados são os piores terrenos para vencer uma peleja. O salmista está em desvantagem e pode sofrer uma derrota fragorosa.
O que Deus faz por ele?? O que Deus pode fazer por você também?
Deus ouve o seu clamor
Clamor é um berro!! Um grito!! "Me ajude, Senhor!!", diz Davi em sua batalha mais renhida.
Como líder, reconhece que somente alguém bem mais poderoso - o nosso Deus - pode definir o conflito em seu favor. Observe que ele não pára de lutar. Não deixa de se defender e atacar com as armas que dispõe. Ele espera, clama e luta!! O Senhor honra a dedicação de Davi em buscar a vitória.
Esperar pelo Senhor não é ficar parado. Muitos cristãos adiam ou deixam de fazer o que é correto sob o pretexto de esperar uma revelação especial de Deus. Aguardam um "toque", uma "sensação" ou uma "inspiração"...na verdade comportam-se de forma indolente, apática...preguiçosa!!
Outra coisa: como esperar por alguém que vai sempre à nossa frente? Deus nunca se atrasa e ou deixa de cumprir as suas promessas. Ele vai adiante e peleja por nós (Êxodo 14:14) . Esperar com paciência é aguardar - sem reclamar - , clamar - sem parar - e receber - sem hesitar - a intervenção de Deus em nossa vida sem nunca "entregar os pontos" em meio às lutas diárias.
Deus age em seu favor
Deus ouve e age em seu favor. O salmista diz que o Senhor o livrou dos buracos e terrenos pantanos. E mais..."o pôs seguro sobre uma rocha e lhe firmou os passos" (vers. 2). Aleluia!! *
Mudança total no cenário da guerra!! Os rochedos serviam naquela época como local privilegiado para comandar uma batalha. Eram posições cobiçadas por todos os oponentes. Do alto, os exércitos invadiam planícies e dominavam adversários. É justamente isso que Deus faz a gente. Nos tira da posição de desvantagem e derrota e nos coloca em situação de vantagem e vitória.
Nos altos rochedos os guerreiros também encontravam abrigo e descanso. Lá as forças eram recobradas para novas batalhas. Os passos incertos e cansados, após algum tempo de repouso,
eram substituídos por uma caminhada decidida e vitoriosa. E isso que o salmista tem em mente quando diz: "ele me firmou os passos".
Deus lhe ensina uma nova canção
Muitos filmes épicos apresentam os gritos dos guerreiros durante as batalhas. Esses gritos desafiam os adversários, animam os soldados para a peleja e, especialmente, celebram as vitórias. Tempos depois, os gritos tornaram-se cânticos e foram muito usados na antiguidade. Sempre para comemorar conquistas militares.
Davi diz que o Senhor ouve, age e ensina uma nova canção. Esse hino recorda a situação lastimável em que se encontrava, sua oração desesperada e a intervenção maravilhosa de Deus. Por isso, é um "hino de louvor ao nosso Deus" (vers. 3a). E seus efeitos são benéficos: "muitos verão essas coisas com temor e confiarão no Senhor" (3b). Temor não é medo, é reverência ou reconhecimento prestado a um poder ou pessoa muito mais forte que nós. O Senhor não quer que você tenha medo dele. Ele quer cultivar a sua confinça.
Deus abencoe sua vida e lhe dê uma semana de muitas realizações!!
* Muitas pessoas usam a expressão "Aleluia" de forma errada. Normalmente o fazem para demonstrar que finalmente alguém chegou ou conseguiu algo que desejava a muito tempo. Em algumas situações pode conter uma "pitada" de ironia ou desapontamento.
Na verdade, "Aleluia", uma riquissíma expressão hebraica, significa "Graças a Deus"!! E deve ser usada pelos cristãos com expressão de grande alegria.